WEB || Ouviste Isto? #8


Psiquiatria, cultura do cancelamento e tendências (ou o fim delas). Entrego, assim, os três temas principais desta edição do Ouviste Isto? Que me fizeram companhia nas últimas corridas e abriram a mente. Despertei a vossa curiosidade?

 
NO DIVÃ COM O DR. VOLKER DIEUDONNÉ

Acho irónico que um dos meus podcasts preferidos tenha tido — até à data — tão pouco tempo de antena nesta rubrica. Mas este episódio não podia passar despercebido, onde o Guilherme Geirinhas teve a iniciativa arrojada de... convidar o seu próprio psiquiatra para falar sobre saúde mental. Este é um tema que nunca antes esteve tanto em voga, e a minha esperança é que isso seja a oportunidade perfeita para desmistificarmos alguns preconceitos e reforçarmos ainda mais a importância do acompanhamento médico especializado para melhorarmos o nosso bem-estar. Este é um episódio bem-disposto, muito sincero e ainda tive a oportunidade de satisfazer uma dúvida que, talvez, seja pertinente para vocês também!

CANCEL CULTURE PART 1: WHERE IT CAME FROM

Este é um episódio dividido em duas partes — sendo que ainda não escutei a segunda — do programa do New York Times The Daily, e debruça-se sobre um dos temas mais badalados do momento: a cancel culture. Existe quase que um sentimento paradoxal de que a cancel culture não é novidade mas, ao mesmo tempo, parece ter ganho uma nova força na Era digital. Mas como surgiu? Quais são as motivações por detrás de uma cultura de cancelamento? Achei um episódio super enriquecedor e, se tiverem curiosidade, também podem acompanhar com o artigo que escrevi no ano passado sobre o tema.

É O FIM DAS TENDÊNCIAS?

Comecei a ouvir recentemente o É nóia minha?, um projeto da Camila Fremder e este episódio concentra-se sobre a reflexão das tendências: como elas evoluíram ao longo do tempo e se adaptaram ao digital mas também a contínua perceção — muito impulsionada pelo COVID-19 — de que as tendências estão a dissolver-se pela diversidade de culturas e correntes. Explora também o processo de identificar tendências — porque elas não surgem do nada — e eu achei que é uma conversa muito interessante sobre o futuro de vários setores e indústrias.

Que episódio ouviram recentemente e adoraram?

3 comentários

  1. A saúde mental é muito importante e frequentemente esquecida ou negligenciada. Um dos fatores serão os preços elevados o que, a par de um certo pudor em reconhecer a sua extrema utilidade, faz com que parte da população que beneficiaria com ela passe ao lado de tão importante matéria.
    Um plano nacional de saúde que permitisse visitas regulares a especialistas faria com que a saúde mental e consequentemente física da população sofresse uma melhoria considerável. Isto em todo o país, já que há zonas onde estes cuidados estão muitas vezes esquecidos.
    Bom fim de semana
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  2. Ainda só comecei a ouvir o episódio do Guilherme, mas já sei que vou gostar do resto porque sou muito fã do Sozinho em Casa e porque é um tema que me interessa.

    Tenho de ir ouvir os outros, porque os temas despertaram a minha atenção :)

    ResponderEliminar
  3. Portanto, já fiz o download do episódio sobre a cancel culture e aproveitei para guardar uns quantos do É Nóia Minha?, podcast que eu desconhecia mas que acredito vir a adorar!!!
    Que bom continuar a ter estas opções todas para ouvir! *-*

    Besitos,
    Lyne, Imperium Blog
    Congresso Botânico - Podcast

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.