LIVROS || Adultos


Adultos procura ser uma sátira à vida adulta na atualidade, protagonizado por Jenny, uma mulher de 35 anos que se sente completamente perdida, mal resolvida com o término da sua relação, pressionada a encontrar casa própria e formar uma família, num emprego precário. Jenny é também completamente imatura, não sabe nutrir as suas amizades, é um pouco inconsequente e absolutamente viciada no Instagram.
 
Existem alguns pontos de destaque para esta obra: foi um dos primeiros livros em que senti que a autora realmente retratou o vício numa rede social de uma forma realista e transparente, sem linguagem ou dinâmicas forçadas — típicas de quem tenta passar uma superioridade moral sobre um tópico que não domina. Este fator, aliado a um humor muito negro e a um tema pertinente (o não estar totalmente resolvido depois dos 30, um patamar que é claramente associado a uma clarividência de ser, estar e fazer), tornam o livro numa premissa fresca, original e muito interessante. 

No entanto, a execução deste plano tem um desfecho diferente. O livro acaba por ser altamente superficial em outros aspetos, e a própria mentalidade de Jenny acabam por ser uma leitura exaustiva. Dei por mim, muitas vezes a 1. ler o livro muito depressa para que a agonia terminasse e 2. a ter de fazer muitas paragens porque a espiral de pensamento de Jenny é esgotante. Não acho forçada, pelo contrário: acho que milhares de pessoas pensam como ela e esse retrato, embora seja muito difícil de ler, é essencial para que se perceba que muitos jovens vão caminhar para uma dinâmica parecida com a de Jenny. 

Terminei a leitura um pouco dividida: os elementos e a narrativa estão muito bem pensados mas a história em si é muito vazia. Acredito que isso também seja uma estratégia da autora, mas acabou por prejudicar a minha perceção global do livro. Não o achei extraordinário.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

1 comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.