terça-feira, 30 de março de 2021

LIVROS || Adultos


Adultos procura ser uma sátira à vida adulta na atualidade, protagonizado por Jenny, uma mulher de 35 anos que se sente completamente perdida, mal resolvida com o término da sua relação, pressionada a encontrar casa própria e formar uma família, num emprego precário. Jenny é também completamente imatura, não sabe nutrir as suas amizades, é um pouco inconsequente e absolutamente viciada no Instagram.
 
Existem alguns pontos de destaque para esta obra: foi um dos primeiros livros em que senti que a autora realmente retratou o vício numa rede social de uma forma realista e transparente, sem linguagem ou dinâmicas forçadas — típicas de quem tenta passar uma superioridade moral sobre um tópico que não domina. Este fator, aliado a um humor muito negro e a um tema pertinente (o não estar totalmente resolvido depois dos 30, um patamar que é claramente associado a uma clarividência de ser, estar e fazer), tornam o livro numa premissa fresca, original e muito interessante. 

No entanto, a execução deste plano tem um desfecho diferente. O livro acaba por ser altamente superficial em outros aspetos, e a própria mentalidade de Jenny acabam por ser uma leitura exaustiva. Dei por mim, muitas vezes a 1. ler o livro muito depressa para que a agonia terminasse e 2. a ter de fazer muitas paragens porque a espiral de pensamento de Jenny é esgotante. Não acho forçada, pelo contrário: acho que milhares de pessoas pensam como ela e esse retrato, embora seja muito difícil de ler, é essencial para que se perceba que muitos jovens vão caminhar para uma dinâmica parecida com a de Jenny. 

Terminei a leitura um pouco dividida: os elementos e a narrativa estão muito bem pensados mas a história em si é muito vazia. Acredito que isso também seja uma estratégia da autora, mas acabou por prejudicar a minha perceção global do livro. Não o achei extraordinário.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

1 comentário:

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)