ISTO É TÃO INÊS || (Mais) 4 Coisas que Já Não Consumo


Em 2019, partilhei convosco 5 coisas que já não usava ou fazia e foi uma troca incrível, na qual vocês também partilharam aquilo que descartaram da vossa rotina. Hoje, volto a trazer mais quatro coisas que deixei de usar e consumir! 

SACOS DE PLÁSTICO
Esta mudança foi um caminho — mais dificultado pelas próprias superfícies de hipermercados do que por mim. Antes de os sacos de pano se popularizarem e gerarem mudanças na forma como estas indústrias ofereciam os seus produtos, utilizar sacos de pano era um pesadelo em caixas. Se alguns funcionários eram mais tolerantes e compreensíveis, outros encaravam o ato com desconfiança (e não os condeno. Estão só a impedir que possíveis erros sobrem para eles ao final do dia). Agora é significativamente mais fácil e as próprias cadeias já oferecem alternativas. Já usava sacos de lona para transportar as minhas compras e, a meio de 2019, consegui finalmente abandonar os saquinhos de plástico transparentes com alternativas reutilizáveis. 

IOGURTES AROMATIZADOS
O iogurte não é, por norma, um alimento acarinhado por todos mas eu sempre fiz parte do grupo que gostava. Há uns anos que decidi deixar de comprar iogurtes com açúcar e aproveitar o quanto eu gosto do sabor natural deles. Agora já não consigo consumir iogurtes aromatizados por serem tão doces (nem mesmo os meus preferidos, de cereais!). Nunca mais comprei iogurtes açucarados ou com adoçante. Só como naturais. 

LEITE ACHOCOLATADO
Já não era louca por leite achocolatado mas o adeus foi formal quando, numa aula de Tecnologia Alimentar, observei o processo de produção de um leite com chocolate. Não costumo ser fundamentalista neste aspeto mas foi um cheiro tão traumático que me persegue até hoje. Se alguma vez se perguntaram porque razão essas bebidas são excessivamente doces, a resposta é: porque se eles não adicionassem aqueles kg de açúcar, o sabor seria tão intragável que vocês não iam conseguir beber. Hoje em dia, só bebo leite com chocolate feito por mim.

PÃO DE FORMA
Por norma, só consumo pão de forma caseiro. A grande maioria dos pães de forma disponíveis no mercado tem adição de açúcares e ingredientes desnecessários à produção de pão mas que ajudam no processo de conservação. Eu prefiro optar pelo pão de forma caseiro e congelar, se necessário. Se comprar algum, tenho sempre em atenção o rótulo.

Que coisas deixaram de consumir ou usar?

8 comentários

  1. Dentro dessas todas, a única que tenho em casa é pão de forma. Está congelado porque é raro comer - acho que só como mesmo quando quero fazer uma tosta (e só quando não temos o pão que prefiro; é mais em caso de "emergência"). Nunca gostei de leite achocolatado nem de iogurtes (nem mesmo em criança) e já aboli os sacos de plástico há vários anos :)

    ResponderEliminar
  2. 1. Também deixei de usar sacos de plástico. Quando trago a fruta do supermercado levo sempre os meus sacos de rede. Só uso sacos de plástico no lixo orgânico. A reciclagem uso aqueles sacos reutilizáveis do supermercado.
    2. Tampões. Deixei de usar tampões desde que tive o meu filho. Só uso copo menstrual e poupo imenso dinheiro por mês.
    3. Deixei de comprar roupa só porque sim. Então fast fashion, esqueçam. Já não compro tanta roupa como antes.
    4. Deixei de consumir tanta carne. Opto sempre por vegetais.
    Estes são os meus exemplos. Nada de especial mas já é um pequeno passo para grandes mudanças. Se todos fizéssemos um esforço, era fantástico!

    ResponderEliminar
  3. Hmmmm desta vez, teria de pensar MUITO! Mas consigo apontar algumas: 1) muitos alimentos com base em farinha de trigo, pois notei que fico sempre muito inchada, indisposta e pronta para ir à casa-de-banho. 2) Estou a tentar substituir chás em saquetas pelas folhas, devido aos plásticos dos primeiros. 3) Alimentos doces, substituindo-os pela fruta, tal como a carne, ficando-me pelo peixe, leguminosas, vegetais, etc! 😃

    Beijocas,
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST

    ResponderEliminar
  4. Já deixei de usar sacos de plástico há algum tempo, o que considero ser uma mudança fácil e sustentável. Quanto ao leite achocolatado não fazia mesmo ideia, fiquei muito surpreendida. Relativamente aos iogurtes, é o mais complicado para mim pois só como aromatizados, porque os naturais para mim, não têm grande sabor.

    ResponderEliminar
  5. De todos, creio que somente consumo ainda o pão de forma! Mas recentemente deixei de "consumir" papel de embrulho e produtos menstruais descartáveis!

    ResponderEliminar
  6. Não como tbm pão de forma. Nos iogurtes faz-me muita confusão os corantes. Para quê?

    ResponderEliminar
  7. Ainda consumo pão de forma, apesar de saber que não é a alternativa mais saudável. Não gosto mesmo nada de leite achocolatado, acho muito enjoativo, tanto que, na primária os meus pais tiveram de assinar para não me darem porque na altura era dado a todos os alunos e, eles não compreendiam como eu não gostava.
    Quanto aos sacos reutilizáveis, também uso os que há disponiveis nos supermercados e mais recentemente, comprei aqueles sacos de rede e é onde trago sempre a fruta :)

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.