segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

LIVROS || The Science of Everyday Life


Porque é que a clara do ovo fica branca quando cozinhamos mas a gema não muda de cor? Porque é que os biscoitos amolecem e os bolos endurecem? Como é que acendemos uma vela sem tocar com o fósforo no pavio? Qual o melhor tecido para não encolher com lavagens? Deixar as janelas abertas é mais prejudicial ou benéfico para a saúde (e porquê)? Temos mais de cinco sentidos? Como é que um shampoo 2 em 1 funciona? 

Uma das minhas maiores desilusões escolares foi sentir que os meus professores — pelo menos, os meus — não fizeram uma boa associação entre as bases teóricas (e fundamentais de aprender) da ciência (física, química, biologia) e os fenómenos do nosso quotidiano. Terminei o meu secundário com a sensação de que, embora compreendamos que a ciência é real, no quotidiano não a percecionamos como um fenómeno diário e que dá respostas a perguntas que nunca questionámos — mas que são interessantes de pensar! 

The Science of Everyday Life é escrito por um cientista que aproxima fenómenos do quotidiano e ciência de uma forma muito acessível, bem humorada mas sem paternalismos ou conceitos demasiado simplificados. Algumas das questões — e outras — que partilhei acima já sabia, mas acho sempre interessante conhecer novas formas de explicar conceitos que, à partida, nunca nos ocorreram e que quando formulamos a pergunta pensamos ‘realmente... nunca tinha pensado nisso!’. A ciência está em todo o lado e é muito interessante — e didático — pensar nisso e olhar para o dia-a-dia com um olhar mais clínico. 

É um livro curto e simples, dividido em várias categorias de perguntas e que surpreende nalgumas respostas e consolida outros conceitos que, provavelmente, já conhecem. Se têm uma mente tão curiosa quanto a minha, acho que é um livro que vos vai entreter bastante — e tornar-vos nas pessoas preferidas dos miúdos na idade dos ‘porquês’!

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

2 comentários:

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)