LIVROS || 12 Livros para 2021


Down Under | "É o mais seco, plano, quente, desidratado, infértil e climaticamente agressivo de todos os continentes habitados, e ainda assim a Austrália fervilha de vida — uma grande parte dela bastante mortal. Ignorando tais perigos — mas curiosamente obcecado por eles — Bill Bryson viajou para a Austrália e logo se apaixonou pelo país."

This is Going to Hurt  | "(...) um relato emocionante, cómico e assustador de quem esteve na linha da frente no Serviço Nacional de Saúde britânico, numa profissão na qual as horas semanais de trabalho podem chegar a noventa e sete, em que diaremente é necessário tomar decisões de vida ou morte e a vida pessoal é relegada para segundo plano, não existindo tempo para os amigos e para relações duradouras."

Em Casa | "Em que consiste de facto a História? Séculos de pessoas no seu quotidiano: a dormir, a comer, a fazer sexo, a tentar viver confortavelmente. E onde acontece tudo isso? Em casa. Foi este pensamento que inspirou Bill Bryson a fazer uma viagem pela sua própria casa (...), andando de divisão em divisão a pensar como tinham início os acontecimentos banais da vida. E o que descobriu foram espantosas ligações entre tudo, desde o Palácio de Cristal à Torre Eiffel, do escorbuto à profanação de cadáveres, dos percevejos à Revolução Industrial, da crinolina às retretes, e praticamente tudo o resto que alguma vez aconteceu."

Unsavory Truth | "Marion Nestle expõe como a indústria de alimentos corrompe a pesquisa científica para obter lucro."

Cinco Voltas na Bahia e um Beijo Para Caetano Veloso | "(...) A resposta a um desafio que a autora recebeu do músico e cantor Caetano Veloso: dedicar um livro inteiro à Bahia, o estado, a cidade de Salvador, o Recôncavo baiano, tendo, lá ao fundo, a terra de Caetano, Santo Amaro da Purificação. Mas também a Barra, a praia de Itapuã, o Rio Vermelho, num relato que começa em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, onde chegou Pedro Álvares Cabral e o marinheiro Nicolau, que acaba por ter um papel inesperado e significativo. O livro é pois uma apresentação, pela mão de uma portuguesa, desse mundo mágico de Jorge Amado, de Caetano, de Maria Bethânia, de João Gilberto, dos terreiros, das mães de santo, do candomblé. Enfim, uma evocação de nomes e lugares que povoam a nossa memória quando evocamos o Brasil."

The Brain - The Story of You | "Porque vemos em câmara lenta em situações de grande tensão? Vemos mesmo a cores? Porque é que diferentes pessoas recordam de maneiras diferentes o mesmo acontecimento? A resposta, claro, está toda no cérebro. E o autor mergulha com uma contagiante paixão nos seus mistérios, numa fascinante viagem ao nosso cosmos interior. 
Explica-nos como tomamos decisões, embarca connosco em desportos radicais, analisa expressões faciais ou erros da justiça e procura responder a questões maiores: quem somos? O que é a realidade? Quando acabar de ler o livro, vai perceber que o mundo que pensa existir lá fora, afinal só existe dentro de si."

Humankind | "É uma crença que une esquerda e direita, psicólogos e filósofos, escritores e historiadores (...) a suposição tácita é de que os humanos são maus. A Humanidade defende um novo argumento: que é realista, assim como revolucionário, presumir que as pessoas são boas. Quando pensamos no pior dos outros, isso traz à tona o pior da nossa política e economia também. Nesta nova história importante, o autor (...) mostra como acreditar na bondade humana e no altruísmo pode ser uma nova maneira de pensar — e agir como a base para alcançar uma mudança verdadeira na nossa sociedade.
É hora de olhar para uma nova visão da natureza humana."

Trick Mirror | "(...) uma viagem esclarecedora e inesquecível através do rio da auto-ilusão que surge logo abaixo da superfície das nossas vidas. Este é um livro sobre os incentivos que nos moldam e sobre como é difícil vermo-nos claramente numa cultura que gira em torno de nós mesmos. Em cada ensaio, Jia escreve sobre os prismas culturais que a moldaram: a ascenção do pesadelo da internet social; o golpista americano como herói milenar; a jornada da heroína literária de corajosa a vazia e amarga; o mandado de que tudo, incluindo os nossos corpos, deve estar sempre mais eficiente e bonito até morrermos."

The Authenticity Project | "Seis desconhecidos que têm em comum algo de universal: as suas vidas nem sempre são o que eles fazem parecer. O que aconteceria se em vez disso dissessem a verdade? The Authenticity Project é um livro divertido, inspirador e comovente, que nos mostra que sermos honestos acerca da nossa vida não é assim tão assustador, pelo contrário, assemelha-se muito à verdadeira felicidade."

O Tempo Entre Costuras | "A história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso; sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias. Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo."

We Were The Lucky Ones"Uma história verídica sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial, narrada pelas diferentes vozes de uma só família, que desafiou o Holocausto numa luta de sobrevivência para preservar o verdadeiro sentido do amor e da vida."

The Midnight Library | "Num lugar além do limite do universo existe uma biblioteca que contém um número infinito de livros, cada um a história de outra realidade. Um conta a história da sua vida como ela é, junto com outro livro sobre a outra vida que poderia ter vivido se tivesse feito uma escolha diferente em qualquer momento da sua vida. Enquanto todos nós nos perguntamos como as nossas vidas poderiam ter sido, e se tivesse a chance de ir à biblioteca e ver por si mesmo? Alguma dessas outras vidas seria realmente melhor?"

Quais são as vossas leituras para 2021?

5 comentários

  1. Tens nesta lista títulos muito interessantes! Perdi ainda mais os hábitos de leitura graças à pesada bibliografia obrigatória que tenho mas, este ano, gostava muito de explorar mais Saramago e de ler Primo Levi!

    ResponderEliminar
  2. Adicionei alguns destes livros à minha wishlisht!

    ResponderEliminar
  3. Já li alguns livros que recomendaste aqui no blog e adorei!

    ResponderEliminar
  4. Já li o Humankind e acho que vais gostar!

    ResponderEliminar
  5. Da tua lista, li dois e tenho o último aqui para ler quando terminar os dois que quero ler em janeiro :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.