DE(CORAÇÃO) || Workshop de Cerâmica


Partilhei convosco aqui que uma das coisas que gostava de experimentar era cerâmica. Não tinha nenhuma experiência anterior a não ser as atividades da infância e confesso que foi um pouco difícil de encontrar um espaço que tivesse workshops para adultos aos fins de semana. O espaço Mitó Creative Site foi o primeiro, de todos os que estava a acompanhar, a abrir essa oportunidade. 

Fui sem grandes expectativas do que conseguiria fazer ou criar mas admito que isso me entusiasmou mais do que inibiu. Mas acredito também que o à vontade com que a Sara Ferreira — a artista que nos acompanhou durante o workshop — nos deixou tenha sido um dos grandes segredos para ter adorado cada momento da atividade. 

Durante duas horas, estive no amplo estúdio em Lisboa para explorar a magia da criação em barro e criar a minha primeira peça de sempre! Sendo um workshop de iniciantes, todo o processo foi muito primordial: conhecer os materiais, o tipo de barro, aprender a mexer, moldar, alisar e pintar — embora eu tenha optado por não pintar a minha peça. A Sara guiou-nos em todo o processo mas deixou-nos sempre voar, com um reforço positivo que nos inspira! 

Mexer em barro fez-me descobrir que a cerâmica é, sem dúvida, uma atividade que vou querer procurar investir; não que me considere uma artista em ascensão mas porque adoro observar a curva de aprendizagem (especialmente numa atividade onde as vossas habilidades vão-se espelhando a cada peça) e porque existem várias componentes na cerâmica que me conquistam: a importância de estarmos focados numa só coisa, sob a consequência de estarmos distraídos e as nossas mãos aplicarem força ou movimentos indesejados, a libertação criativa que eu sempre procuro e o facto de, como a Sara diz: “tudo no barro tem solução”. Esta reversibilidade do erro ou da gralha parece-me terapêutico e raro por serem poucas as atividades onde não sair bem à primeira não tem importância porque tudo é recuperável! 

O workshop teve a duração de 2h com direito a todo o material. Tenho a maior pena de que a minha rotina atual seja tão incompatível com a localização e horário das aulas de cerâmica no Mitó Creative Site porque fiquei rendida ao espaço e à professora que, num só encontro, partilhou insights tão incríveis. No contexto atual, éramos só três alunas (na aula e no atelier), todas separadas e com materiais individualizados, sem partilhas. Todos os instrumentos e superfícies foram desinfetados e os únicos momentos em que falámos sobre a pandemia, naquele espaço de tempo, foram para a Sara explicar os procedimentos de higiene implementados e para nos passar um comprovativo de formação. Tive direito a umas horas que me souberam a normalidade, onde partilhámos outros temas e este pormenor também foi libertador para a mente. Compreendo na perfeição se for uma atividade que preferem experimentar num pós-pandemia mas, se precisarem de um escape, comprovo todo o rigor no espaço que escolhi. 


Sinto que saí com mais do que apenas uma peça com a minha assinatura — que ficou no estúdio para cozer. Depois mostro-vos como ficou! O próximo passo será apostar mais neste ofício porque realmente saí com vontade de aprender e... meter as mãos na massa!

2 comentários

  1. A última vez que trabalhei com barro também foi na minha infância, e confesso que fiquei com o bicinho agora para voltar a repetir a experiência - no meu caso, no pós-pandemia, o meu horário neste momento é incompatível com atividades mais criativas, só me apetece dormir xD.
    A magia do barro é mesmo esse, tudo é corrigivel, adoro :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Que ideia gira! Sabes se há algum workshop deste género na zona de Torres Vedras?

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.