segunda-feira, 23 de novembro de 2020

DE(CORAÇÃO) || Workshop de Cerâmica


Partilhei convosco aqui que uma das coisas que gostava de experimentar era cerâmica. Não tinha nenhuma experiência anterior a não ser as atividades da infância e confesso que foi um pouco difícil de encontrar um espaço que tivesse workshops para adultos aos fins de semana. O espaço Mitó Creative Site foi o primeiro, de todos os que estava a acompanhar, a abrir essa oportunidade. 

Fui sem grandes expectativas do que conseguiria fazer ou criar mas admito que isso me entusiasmou mais do que inibiu. Mas acredito também que o à vontade com que a Sara Ferreira — a artista que nos acompanhou durante o workshop — nos deixou tenha sido um dos grandes segredos para ter adorado cada momento da atividade. 

Durante duas horas, estive no amplo estúdio em Lisboa para explorar a magia da criação em barro e criar a minha primeira peça de sempre! Sendo um workshop de iniciantes, todo o processo foi muito primordial: conhecer os materiais, o tipo de barro, aprender a mexer, moldar, alisar e pintar — embora eu tenha optado por não pintar a minha peça. A Sara guiou-nos em todo o processo mas deixou-nos sempre voar, com um reforço positivo que nos inspira! 

Mexer em barro fez-me descobrir que a cerâmica é, sem dúvida, uma atividade que vou querer procurar investir; não que me considere uma artista em ascensão mas porque adoro observar a curva de aprendizagem (especialmente numa atividade onde as vossas habilidades vão-se espelhando a cada peça) e porque existem várias componentes na cerâmica que me conquistam: a importância de estarmos focados numa só coisa, sob a consequência de estarmos distraídos e as nossas mãos aplicarem força ou movimentos indesejados, a libertação criativa que eu sempre procuro e o facto de, como a Sara diz: “tudo no barro tem solução”. Esta reversibilidade do erro ou da gralha parece-me terapêutico e raro por serem poucas as atividades onde não sair bem à primeira não tem importância porque tudo é recuperável! 

O workshop teve a duração de 2h com direito a todo o material. Tenho a maior pena de que a minha rotina atual seja tão incompatível com a localização e horário das aulas de cerâmica no Mitó Creative Site porque fiquei rendida ao espaço e à professora que, num só encontro, partilhou insights tão incríveis. No contexto atual, éramos só três alunas (na aula e no atelier), todas separadas e com materiais individualizados, sem partilhas. Todos os instrumentos e superfícies foram desinfetados e os únicos momentos em que falámos sobre a pandemia, naquele espaço de tempo, foram para a Sara explicar os procedimentos de higiene implementados e para nos passar um comprovativo de formação. Tive direito a umas horas que me souberam a normalidade, onde partilhámos outros temas e este pormenor também foi libertador para a mente. Compreendo na perfeição se for uma atividade que preferem experimentar num pós-pandemia mas, se precisarem de um escape, comprovo todo o rigor no espaço que escolhi. 


Sinto que saí com mais do que apenas uma peça com a minha assinatura — que ficou no estúdio para cozer. Depois mostro-vos como ficou! O próximo passo será apostar mais neste ofício porque realmente saí com vontade de aprender e... meter as mãos na massa!

2 comentários:

  1. A última vez que trabalhei com barro também foi na minha infância, e confesso que fiquei com o bicinho agora para voltar a repetir a experiência - no meu caso, no pós-pandemia, o meu horário neste momento é incompatível com atividades mais criativas, só me apetece dormir xD.
    A magia do barro é mesmo esse, tudo é corrigivel, adoro :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Que ideia gira! Sabes se há algum workshop deste género na zona de Torres Vedras?

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)