EVENTOS || Salto Tandem 4200 Metros


O meu presente (adiantado) de aniversário, de mim para mim, foi um salto tandem de 4200 metros. Pelo simbolismo do desafio e da vontade de voar, achei que não podia vir de mais ninguém senão de mim própria. E no dia 30 de agosto, às 10 da manhã, estava no aeródromo de Évora pronta para cruzar este desejo da minha lista

O serviço foi fácil de escolher e unânime nas recomendações: Skydive Portugal. A marcação do salto é feita através de um formulário online e podem escolher entre três distâncias: 3000m (a mais apetecida por quem tem mais receios mas desaconselhada porque sabe a pouco - o salto dura cerca de 15 segundos), 4200m (a opção mais popular e a que eu selecionei) e a de 5000m (recomendada para quem vai repetir a experiência). 

Em época de pandemia, os preceitos de segurança e higiene são vários e não me senti insegura em nenhum momento: a temperatura é medida à entrada, só entra no hangar quem vai saltar e os seus acompanhantes, todo o equipamento está embalado e só quem vai saltar é que mexe na roupa e acessórios. Os paraquedistas que nos acompanham no salto utilizam máscara, assim como nós até ao momento do salto, em que podemos retirar. No momento de aterragem, é-vos pedido que voltem a colocar a máscara. 

É difícil descrever uma sensação que nunca antes senti, mas da mesma forma que o procedimento do salto está dividido em três etapas, há três sensações diferentes que imperam durante toda a experiência; um salto em queda livre que nos consciencializa para a fragilidade do nosso corpo numa esmagadora pressão provocada por 200km/h, onde o corpo não acompanha a mente e não temos outra opção senão estar inteiramente conscientes e presentes de todas as sensações do nosso corpo (incluindo a nossa urgência para respirar, como se estivéssemos debaixo de água — a melhor forma que consigo descrever). A abertura do paraquedas foi, para mim, um momento de alívio e total deslumbramento. É o momento mais bonito e tranquilo de toda a experiência, onde podem observar a vista privilegiada e a curvatura do nosso planeta. Foi um momento onde me senti pequenina (no melhor dos sentidos): voltar a percecionar a minha verdadeira dimensão deixou-me de sorriso rasgado (e com algum sossego na ansiedade que co-habita comigo). Houve ainda tempo para piruetas e para o controlo do paraquedas com as minhas mãos. A aterragem é o momento em que nos apercebemos do quanto esta experiência é curta. O paraquedista vai dando instruções para que todo o procedimento seja feito em total segurança. 

Fui para este salto sem nenhum receio mas tinha algumas reservas em relação à descompressão nos ouvidos (que não senti nunca durante o salto, embora sofra imenso em todos os voos) e da utilização de lentes de contacto (que podem usar. Os óculos são bem apertados no vosso rosto para que a pressão da queda não os reposicione e para o ar não secar a vossa vista). 

A sensação é de liberdade total e de coragem. É impossível não terminarmos uma experiência tão intensa quanto um salto de paraquedas sem nos sentirmos (um pouco) invencíveis. As minhas recomendações finais são para que escolham bem o dia do vosso salto (o sonho seria ter feito no meu aniversário mas preferi condições climatéricas mais seguras e perfeitas, como em agosto, e tive imensa sorte, um dia sem nuvens e com os ventos a soprar — literalmente! — a nosso favor) e para que façam apenas a aquisição de serviços extra (fotografia ou vídeo) depois do salto. A captação de vídeo e imagem é sempre feita (independentemente de terem pago ou não o serviço) e podem ver o resultado final (e decidir, então, a aquisição dos conteúdos). No entanto, as fotografias tiradas pelos acompanhantes são permitidas (e admito que achei mais graça a essas). 

Aos 25, decidi voar e foi uma das minhas melhores decisões de 2020. Resta-me agradecer ao Filipe, o paraquedista que me acompanhou nesta aventura e que tirou todas as minhas dúvidas, conseguiu que fôssemos os primeiros a saltar (os primeiros é sempre mais giro e ele queria que um presente de aniversário como este fosse em grande!!!) e tornou toda esta experiência mais confortável e divertida. Não é, de todo, parecido com montanhas russas, mas se gostam delas já é um primeiro passo para gostarem desta experiência! Se quiserem ver um bocadinho mais, há um vídeo de 15 segundos no meu Instagram.

2 comentários

  1. Que experiência absolutamente brutal e que presente bonito de ti para ti! Adorava fazer um dia e é incrível ter feedback e recomendação deste serviço! <3

    ResponderEliminar
  2. Que espectáculo!!!
    Este é um daqueles sonhos que tenho, mas que ainda não sei se algum dia vou conseguir fazer.
    Já fiz parapente (baptismo de voo) e mergulho (baptismo e curso uns tempos depois), mas isto, dá-me um pequeno arrepio. 😂
    Adorei o teu relato e imaginei-me na cena!
    Deve ter sido daqueles murros no estômago (no bom sentido) e que te relembra que estás vivo. 😃

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.