WEB || Ouviste Isto? #5


Escolhas, sono e sexo. Os três principais temas do quinto segmento deste Ouviste Isto? são extremamente interessantes e informativos. Sinto que os três personificam na perfeição aquilo que eu mais gosto em podcasts: aprender e informar-me de uma forma descontraída. Querem saber um pouco mais? Ora desvendem comigo...

Choice Overload | Num mundo com cada vez mais informação, opções e estímulos, o simples ato de escolher algo pode revelar-se extenuante. Neste episódio, descortina-se um pouco do processo neuropsicológico das nossas escolhas e do porquê de ser tão difícil optar por algo. Porque é que estamos sempre a ver os mesmos filmes quando temos um catálogo inteiro da Netflix ao dispor? Porque razão algo que nos faz sentir tão livres causa tanta ansiedade?

 
How To Sleep Well | Trabalhar com o sono tem despertado em mim uma enorme curiosidade sobre esta atividade da qual sabemos tão pouco. É essencial para a nossa existência e pensa-se estar ligada a inúmeras doenças neurológicas e cardiovasculares mas temos muito pouca informação concreta sobre o seu impacto na nossa saúde (a curto e longo prazo). Ter uma boa higiene do sono tem sido uma grande prioridade na minha rotina — algo que, há uns anos, não se verificava — e tenho gostado de saber mais sobre esta atividade. Descobri algumas coisas muito interessantes neste episódio — nem todas a abonar a meu favor mas o saber é uma bênção!


O Sexo, com a Catarina | Sou defensora de que a intimidade de um casal só ao casal pertence, mas isso não significa que não defenda que devemos normalizar a abordagem sobre o sexo. O facto de ser uma atividade íntima não significa que tenha de ser tabu e é importante normalizar conversas sobre sexo (conversas a sério, com informação, com partilha de conhecimento, com empoderamento). Sinto que este episódio honra tudo em que acredito. A Mafalda tem feito um trabalho sublime com o seu Sobremesa e esta conversa deveria ser escutada por qualquer pessoa por abordar temas muito válidos e que não deveriam ser escutados com pudor. Desafio-vos a que escutem o episódio de coração e mente abertos porque, embora seja de sexo que estamos a falar, está longe de ser vulgar. Fazem falta mais episódios como este.

Já ouviram algum? Qual dos episódios têm mais curiosidade?

3 comentários

  1. Foi com esse episódio do Sobremesa que me cruzei, pela primeira vez, com o podcast da Mafalda. Desde então, tornou-se num dos meus favoritos!
    Já fiz download dos primeiros episódios que mencionas. Estou mega curiosa para os explorar! :P

    Beijocas,
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST

    ResponderEliminar
  2. Somente ouvi este episódio do Sobremesa e adorei toda a leveza e espontaneidade com que o tema foi levado - como deve ser! Agradeço as outras sugestões e vou guardar para dias mais calmos! :)

    ResponderEliminar
  3. Fui diretamente para o último porque adoro o podcast Sobremesa e estava curiosa para ver como é que a Mafalda e a Catarina iriam abordar o tema. Não desiludiu, foi uma conversa com tanta leveza e naturalidade. E ri-me muito com a parte "os homens são um violino e as mulheres a orquestra" xD.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.