LIVROS || O Fabricante de Bonecas de Cracóvia


De todos os livros que já li sobre a Segunda Guerra Mundial, este é, provavelmente, o livro com a narrativa mais inusitada. Numa loja de brinquedos em Cracóvia, uma simpática e corajosa boneca, Karolina, ganha vida pelas mãos do discreto fabricante de bonecas e brinquedos. Através destes dois improváveis protagonistas, R. M. Romero faz abordagem sobre um dos períodos mais negros e cruéis da História. 

É quase paradoxal reunir num livro conceitos tão inocentes como magia e brinquedos e outros tantos tão amargos como segregação, ódio e guerra. Mas O Fabricante de Bonecas de Cracóvia acaba por ser uma opção suave e infantilizada de os mais novos conhecerem um época difícil de descrever sem violência. No final, os valores são claros: a importância da lealdade, ter coragem (mesmo quando temos medo), ser justo e ter esperança de que tudo melhore. O caos da guerra na Polónia é retratado através do posicionamento de várias personagens, e as atrocidades cometidas à comunidade judaica não são ignoradas. Porém, é inegável que este é um livro água com açúcar que, não fechando os olhos para o terror vivido na época, evoca ideias de magia, desejos e soldadinhos de chumbo para contar a história de uma forma mais delicada. 

Pessoalmente, acho que poderia ter seguido outra abordagem (mesmo que estivesse relacionada com brinquedos) e talvez esta tenha sido uma leitura tardia. Sinto que a Inês pré-adolescente iria apreciar mais este livro do que eu — que me soube a pouco e que não me arrebatou. A linguagem é fluída e, pela leveza da história, terminamos o livro num sopro. Recomendo para os mais novos (eles têm tempo para conhecerem o lado mais cruel da história com outra maturidade e bagagem).

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliados.

2 comentários

  1. Gostava de ter conhecimento deste livro quando era mais nova no entanto acho que, mesmo assim, será uma agradável leitura. E a capa é belíssima, já agora!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.