quinta-feira, 20 de agosto de 2020

LIVROS || O Fabricante de Bonecas de Cracóvia


De todos os livros que já li sobre a Segunda Guerra Mundial, este é, provavelmente, o livro com a narrativa mais inusitada. Numa loja de brinquedos em Cracóvia, uma simpática e corajosa boneca, Karolina, ganha vida pelas mãos do discreto fabricante de bonecas e brinquedos. Através destes dois improváveis protagonistas, R. M. Romero faz abordagem sobre um dos períodos mais negros e cruéis da História. 

É quase paradoxal reunir num livro conceitos tão inocentes como magia e brinquedos e outros tantos tão amargos como segregação, ódio e guerra. Mas O Fabricante de Bonecas de Cracóvia acaba por ser uma opção suave e infantilizada de os mais novos conhecerem um época difícil de descrever sem violência. No final, os valores são claros: a importância da lealdade, ter coragem (mesmo quando temos medo), ser justo e ter esperança de que tudo melhore. O caos da guerra na Polónia é retratado através do posicionamento de várias personagens, e as atrocidades cometidas à comunidade judaica não são ignoradas. Porém, é inegável que este é um livro água com açúcar que, não fechando os olhos para o terror vivido na época, evoca ideias de magia, desejos e soldadinhos de chumbo para contar a história de uma forma mais delicada. 

Pessoalmente, acho que poderia ter seguido outra abordagem (mesmo que estivesse relacionada com brinquedos) e talvez esta tenha sido uma leitura tardia. Sinto que a Inês pré-adolescente iria apreciar mais este livro do que eu — que me soube a pouco e que não me arrebatou. A linguagem é fluída e, pela leveza da história, terminamos o livro num sopro. Recomendo para os mais novos (eles têm tempo para conhecerem o lado mais cruel da história com outra maturidade e bagagem).

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliados.

2 comentários:

  1. Gostava de ter conhecimento deste livro quando era mais nova no entanto acho que, mesmo assim, será uma agradável leitura. E a capa é belíssima, já agora!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)