sábado, 8 de agosto de 2020

APP || Instagram Reels: Hot or Not?


Se têm conta de Instagram, certamente já se aperceberam da nova funcionalidade disponível, o reels. Esta nova ferramenta permite a criação de vídeos de 15 segundos com opções de edição de vídeo, filtro e música. Lembra-vos alguma coisa (ou app)? 

O TikTok chegou para ficar e conquistou os utilizadores mais céticos durante a quarentena. Numa época em que o nosso tempo médio de atenção está pela rua da amargura, chegou uma aplicação que, em 15 segundos, entretém, diverte, informa e, acima de tudo, não consome muito tempo ao utilizador — ou assim vive a ilusão porque, sejam sinceros: quantas vezes deram por vocês há horas no TikTok

Seria expectável que o Instagram desse uma resposta a esta lacuna na plataforma e criasse um conceito semelhante. Ficam em falta algumas componentes da aplicação concorrente — a opção de dueto ou o upload de áudio — mas a ideia primordial já está disponível para todos utilizarem — e as opiniões dividem-se. 

Poderá o Instagram derrotar o TikTok com os reels da mesma forma que derrotou o Snapchat com os instastories? Ou será uma pequena derrota comparada com o impacto que esperavam no IGTV vs Youtube

De um ponto de vista inicial — e, por isso, muito passível de estar errado — o Instagram parte em desvantagem em relação a alguns pontos, a começar pela própria imagem que a app construiu. De uma perspetiva comercial, há uma linha muito editorial e formal que não parece combinar tão bem com a postura descontraída do TikTok. Parece impensável que quem trabalha com marcas no Instagram possa fazer os mesmos conteúdos que faz no TikTok. A impossibilidade de fazer upload de áudio também é uma desvantagem, uma vez que esse é um dos pontos-chave que torna o antigo Musical.ly tão dinâmico e cativante. 

Um outro detalhe centra-se no algoritmo, alvo de duras críticas desde que o Instagram tem memória. Em ambas as aplicações, o algoritmo opera de formas diferentes: enquanto que o TikTok apostou em cheio nos interesses do utilizador, aprimorando a cada visualização aquilo que o utilizador interage e consome melhor, o Instagram assumiu uma posição mais comercial e com aposta no patrocínio, para alavancar a publicação. Torna-se, assim, mais intuitivo e simples de conhecer novos conteúdos através do TikTok. A vontade do Instagram é assumir um conceito semelhante para o reels mas o algoritmo poderá estar conta ele. 

A verdade é que todos estes pontos não são difíceis de colmatar. A imagem de uma app pode ser reinventada e a vantagem de centralizar, numa só plataforma, várias hipóteses de conteúdo não é assim tão desinteressante (lembrem-se: estamos cada vez mais preguiçosos, é um facto. Até para sair de uma app e ir para outra). E não será tão descabido uma só plataforma ser lugar para criadores de conteúdo versáteis e diferentes uns dos outros. A mais recente polémica em relação às características de insegurança do TikTok nos Estados Unidos também pode dar força a que esta funcionalidade no (aparentemente inocente) Instagram conquiste fãs. 

De uma perspetiva pessoal, ainda não experimentei o reels e, embora não tenha grande talento de vídeo, não escondo a curiosidade. Mais recentemente, por motivos de segurança, desinstalei o TikTok e, portanto, só me sobra de facto esta funcionalidade para testar. Qual é a vossa opinião?

4 comentários:

  1. O Tiktok sofreu um forte revés devido às acusações pelos EUA de não proteção dos dados dos utilizadores. era esperada a resposta dos gigantes americanos.

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  2. Admito que não estou familiarizada com nenhuma, e sou a pessoa que via os Tiktoks que partilhavam no Instagram portanto o facto de poder ter (quase) tudo numa aplicação parece bastante interessante mas não sei qual será o rumo que irá tomar! Veremos, afinal tudo depende do utilizador.
    Um beijinho, Ana Rita!

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  3. Ainda não me convenceu.. confesso, mas pode ser que seja como os insta stories! Por agora permaneço pelo tiktok, com o algoritmo que adoro e com criadores de conteúdo absolutamente geniais! Acho uma aposta interessante por parte do instagram mas sinto que se começa a tornar uma app, de certa forma, confusa de tão multifacetada que é!

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  4. Eu gosto que esteja tudo centrado no Instagram. Não gosto de ter milhões de aplicações instaladas.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

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