WEB || Ouviste Isto? #3


As manhãs de domingo ao sol têm sido passadas na companhia de podcasts, e as descobertas dos últimos tempos foram muitas! Para esta terceira edição do Ouviste Isto? trago três temas muito, muito interessantes: luto, comida orgânica e cronobiologia. Foram a minha companhia perfeita e espero que sejam a vossa também. Aproveito e peço-vos que me digam o que têm achado desta rubrica. Já encontraram, aqui, algum episódio interessante? Tem correspondido às vossas expectativas? Não me escondam nada!


O Luto, com a Maria Clara | A Mafalda voltou a reunir-se com a sua amiga Maria Clara, desta vez para falarem sobre luto. Achei a ideia inovadora e de grande coragem, uma vez que é um tema que exige alguma sensibilidade e que nem toda a gente estaria disposta a arriscar como tema principal de um episódio de podcast. Mas eu achei um episódio reconfortante. Convivi com o luto ainda em tenra idade e, desde então, tenho aprendido a amadurecer os meus lutos e a encontrar lutos diferentes dos que, até então, conhecia. São momentos muito pessoais e particulares, pelo que não há uma forma certa de encarar uma perda. É um episódio emotivo mas bonito, prometo. 

Science VS Organic Food |  A comida orgânica e biológica tem ganho um interesse cada vez mais crescente na população, seja por questões nutricionais ou ambientais. Mas será que, de facto, os ingredientes biológicos são mais benéficos (para a saúde, para o gosto, para o ambiente) do que os ditos convencionais? Este episódio despertou a minha curiosidade de imediato porque transportou-me para uma aula de Toxicologia, nos tempos de faculdade, em que tivemos este debate. As conclusões, na altura, já eram semelhantes às que se encontram neste episódio. A chatice dos podcasts é que é sempre mais difícil encontrar as fontes dos estudos para confirmar a qualidade da investigação, portanto, peço-vos que oiçam sempre com espírito crítico e que pesquisem em mais lugares de fonte científica para consolidarem melhor o conhecimento. Mas é um episódio muito interessante! 

How to Use Time in Your Favor | Neste episódio, Daniel Pink é convidado para conversar sobre a forma como gerimos o nosso tempo de uma forma científica. Sou uma apaixonada pelo cérebro e a verdade é que o próprio tem formas muito distintas de interpretar as horas do dia, o tempo, em geral, e a produtividade ou motivação para concretização de tarefas. E este episódio centra-se em factos e dicas práticas sobre como podemos usar cronobiologia a nosso favor. É uma entrevista incrível porque me revejo em inúmeras observações e hábitos do Daniel. Não há melhor sensação do que descobrirmos que certas coisas que fazemos têm um fundamento científico e que outras pessoas também o fazem (o napuccino, por exemplo, faço sempre que posso, mas com chá preto!). Fiquei tão rendida que já adicionei o livro dele à minha readlist. Tenho de deitar as mãos a este tema!

Algum despertou a vossa curiosidade?

Fotografia: unsplash

3 comentários

  1. Adoro este tipo de rubricas e tenho guardado as tuas recomendações para ouvir mais tarde. Bom trabalho, Inês!

    ResponderEliminar
  2. Comecei a ouvir o podcast Sobremesa porque já tinhas falado nele e por acaso ouvi o episódio do luto assim que saiu e fartei-me de chorar, apesar de ser privilegiada e nunca ter passado por nenhuma morte próxima em idade de a perceber. Vou experimentar esse "The Goop" que já vi que tem imensos episódios sobre diversos temas! Beijinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho ouvido podcasts todos os dias, nas caminhadas que faço :). Vou guardar para ouvir as tuas sugestões mais tarde :).

    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.