domingo, 24 de maio de 2020

WEB || Ouviste Isto? #3


As manhãs de domingo ao sol têm sido passadas na companhia de podcasts, e as descobertas dos últimos tempos foram muitas! Para esta terceira edição do Ouviste Isto? trago três temas muito, muito interessantes: luto, comida orgânica e cronobiologia. Foram a minha companhia perfeita e espero que sejam a vossa também. Aproveito e peço-vos que me digam o que têm achado desta rubrica. Já encontraram, aqui, algum episódio interessante? Tem correspondido às vossas expectativas? Não me escondam nada!


O Luto, com a Maria Clara | A Mafalda voltou a reunir-se com a sua amiga Maria Clara, desta vez para falarem sobre luto. Achei a ideia inovadora e de grande coragem, uma vez que é um tema que exige alguma sensibilidade e que nem toda a gente estaria disposta a arriscar como tema principal de um episódio de podcast. Mas eu achei um episódio reconfortante. Convivi com o luto ainda em tenra idade e, desde então, tenho aprendido a amadurecer os meus lutos e a encontrar lutos diferentes dos que, até então, conhecia. São momentos muito pessoais e particulares, pelo que não há uma forma certa de encarar uma perda. É um episódio emotivo mas bonito, prometo. 

Science VS Organic Food |  A comida orgânica e biológica tem ganho um interesse cada vez mais crescente na população, seja por questões nutricionais ou ambientais. Mas será que, de facto, os ingredientes biológicos são mais benéficos (para a saúde, para o gosto, para o ambiente) do que os ditos convencionais? Este episódio despertou a minha curiosidade de imediato porque transportou-me para uma aula de Toxicologia, nos tempos de faculdade, em que tivemos este debate. As conclusões, na altura, já eram semelhantes às que se encontram neste episódio. A chatice dos podcasts é que é sempre mais difícil encontrar as fontes dos estudos para confirmar a qualidade da investigação, portanto, peço-vos que oiçam sempre com espírito crítico e que pesquisem em mais lugares de fonte científica para consolidarem melhor o conhecimento. Mas é um episódio muito interessante! 

How to Use Time in Your Favor | Neste episódio, Daniel Pink é convidado para conversar sobre a forma como gerimos o nosso tempo de uma forma científica. Sou uma apaixonada pelo cérebro e a verdade é que o próprio tem formas muito distintas de interpretar as horas do dia, o tempo, em geral, e a produtividade ou motivação para concretização de tarefas. E este episódio centra-se em factos e dicas práticas sobre como podemos usar cronobiologia a nosso favor. É uma entrevista incrível porque me revejo em inúmeras observações e hábitos do Daniel. Não há melhor sensação do que descobrirmos que certas coisas que fazemos têm um fundamento científico e que outras pessoas também o fazem (o napuccino, por exemplo, faço sempre que posso, mas com chá preto!). Fiquei tão rendida que já adicionei o livro dele à minha readlist. Tenho de deitar as mãos a este tema!

Algum despertou a vossa curiosidade?

Fotografia: unsplash

3 comentários:

  1. Adoro este tipo de rubricas e tenho guardado as tuas recomendações para ouvir mais tarde. Bom trabalho, Inês!

    ResponderEliminar
  2. Comecei a ouvir o podcast Sobremesa porque já tinhas falado nele e por acaso ouvi o episódio do luto assim que saiu e fartei-me de chorar, apesar de ser privilegiada e nunca ter passado por nenhuma morte próxima em idade de a perceber. Vou experimentar esse "The Goop" que já vi que tem imensos episódios sobre diversos temas! Beijinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho ouvido podcasts todos os dias, nas caminhadas que faço :). Vou guardar para ouvir as tuas sugestões mais tarde :).

    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)