PASSAPORTE || Dicas e Factos Sobre Sevilha


Laranjeiras | Sevilha é a cidade com mais laranjeiras no mundo! As laranjeiras paralelas pelas ruas são uma imagem de marca da cidade e o cheiro cítrico que paira no ar, também conhecido como azahar, é inesquecível. Tudo fica mais pitoresco com elas por perto e embora seja apetecível apanhar uma das árvores, não será uma boa decisão; além de estarem vulneráveis à poluição da cidade, a espécie plantada nas ruas é de laranja amarga, tornando-se desagradável ao consumo. Começaram por surgir durante a ocupação árabe, quando plantavam laranjeiras nos seus pátios e mesquitas por associarem a laranja à felicidade. Ao longo do tempo, as laranjeiras foram-se alastrando não só nos espaços oficiais mas também pelas ruas da cidade até ganharem a popularidade que as mantém de pé até aos dias de hoje. Sempre que cheiro laranjeiras, lembro-me de Sevilha.


Clima | O clima seco e quente de Sevilha é propício a temperaturas escaldantes e a sensações térmicas elevadas, mesmo no Inverno. É perfeitamente possível passear tranquilamente de blusa ou t-shirt em pleno Fevereiro e as temperaturas no verão podem chegar aos 50ºC. Recomendo-vos que planeiem a vossa viagem nas épocas mais frias para que possam desfrutar da cidade sem sofrimento. As épocas entre Dezembro-Abril serão as ideais. 


Segurança | Não é novidade que Espanha enfrenta um problema (que pouco interesse tem em reconhecer ou resolvê-lo) relacionado com furtos em carros de matrícula estrangeira. E Sevilha não podia ser exceção, até porque pertence à região de Andaluzia, o epicentro destes infortúnios. Os assaltos a automóveis são bastante comuns e, por isso mesmo, se estiverem a considerar uma viagem de carro até Espanha, tranquem sempre o automóvel, especialmente enquanto estiverem a conduzir — é comum aproveitarem os momentos de engarrafamento para roubarem através das bagageiras do carro —, e optem por parques de estacionamento fechados e com vigilância. O estacionamento é, à semelhança do resto do país, extremamente caro mas vale a pena considerarem esse gasto nas vossas poupanças.
Já aconteceu a pessoas do meu círculo e até a mim (o único momento em que tirámos o carro do parque de estacionamento, numa questão de minutos, fomos furtados). Não considero Sevilha uma cidade perigosa para passear, de todo, mas no que toca aos carros, a história é outra. Se o vosso descanso é ouro, optem pelo avião. 


Cinematográfica | Sevilha é a protagonista de eleição de muitos êxitos do cinema e um passeio rápido pela cidade e pelos lugares mais emblemáticos explica o porquê. Ao longo das próximas publicações, vou referir alguns lugares que serviram de palco para muitos filmes de culto mas deixo um pequeno spoiler: Star Wars, Missão Impossível, Kingdom of Heaven (...). 

Tapas | Embora seja difícil precisar onde e quando a cultura das tapas foi iniciada, acredita-se que pode ter nascido em Sevilha. As tapas são porções pequenas de comidas tradicionais espanholas. Em vez de pedirem um prato inteiro, podem pedir uma tapa e provar uma quantidade mais pequena. A ideia é variar as tapas e partilhar. 

NO8DO | Em toda a cidade, vão encontrar este código que durante muitos anos foi um mistério. Acredita-se que é um código secreto que remonta a Afonso X e que significa ‘no me ha dejado’ (‘não me deixou’). A frase refere-se a Sevilha numa época em que o país estava dividido entre apoiantes de Afonso X e do seu opositor — e também seu filho — Sancho IV de Castela. Sancho IV começou a conquistar muito território espanhol e Afonso X refugiou-se em Sevilha, que se manteve fiel ao seu rei. A frase é, assim, proferida pelo rei num gesto de gratidão. NO8DO é, hoje, um símbolo municipal. 


Flamenco | Esta é uma dança tradicional de Sevilha — e da restante região de Andaluzia — e um dos símbolos da cultura espanhola. Vale a pena aproveitarem a estadia para assistirem a um espetáculo de flamenco, sendo que a melhor dica será evitarem os espetáculos de dança com jantar integrado: além de serem bastante caros, não compensam na qualidade e dispersam a atenção da refeição e do espetáculo.

5 comentários

  1. Quero tanto visitar Sevilha! Conheço Madrid, mas gostava também de ir a Sevilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas cidades completamente distintas! Vais notar (muito!) a diferença :)

      Eliminar
  2. Que saudades de Sevilha! Já lá vão 11 anos desde que lá estive.. é hora de regressar! Achei a curiosidade do NO8DO muuuito interessante e algo que adorei na cidade foi a subida à Giralda ser em forma de rampa e não de escadas, genial!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por este teu artigo que me fez reviver uma das minhas últimas viagens e que adorei!
    Eu fiquei numa casa no sul de Sevilha, fui de carro e todos os dias deixava o carro no metromar que era gratuito, aí apanhava o metro para o centro de Sevilha.

    Concordo contigo nos meses em que se deve visitar, eu fui em Agosto, adoro calor mas estava fogo ��.

    Até já :)
    joaoferrao.pt

    ResponderEliminar
  4. Não sabia que as laranjeiras eram tão comuns na cidade, e é realmente uma boa dica avisares que não são para consumo.
    Achei curioso andares lá de blusa da primeira vez que vi no Instagram, o clima deve ser mesmo diferente do nosso :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.