quinta-feira, 5 de março de 2020

PASSAPORTE || Alcázar de Sevilha


O Real Alcázar é uma das paragens obrigatórias em Sevilha — seja numa primeira visita ou num regresso. Foi fundado na Idade Média para D. Pedro de Castela e levou mais de 500 anos a ser construído, sendo por isso alvo de inúmeras influências arquitetónicas e estilísticas, como a mudéjar, gótico, renascentista e romântica. No entanto, não há vestígios do seu estilo primordial.

Este enorme complexo é composto por palácios, pátios e jardins, sendo que alguns andares superiores ainda são utilizados como residência oficial da família real. O destaque vai para os padrões, detalhes e ornamentos que compõem cada espaço, sendo o azulejo o maior protagonista. O seu aspeto labiríntico combina com o excesso de informação que nos obriga a olhar para todos os recantos — sem esquecer o tecto! — e a nos deixarmos perder entre corredores e pátios. É considerado Património da Humanidade pela UNESCO e assim que entram entendem o porquê.

Embora tenha sofrido alguns danos pelo terramoto de 1755 de Lisboa, a sua recuperação foi extraordinária e vale a pena perder uma manhã para contemplar cada recanto com calma. Os elementos de cor e da água estão presentes em quase todos os lugares e os jardins estão ao nível da beleza dos interiores dos palácios. Tive pena que, à data desta visita, o labirinto do jardim estivesse sob manutenção — entrei nas minhas duas últimas viagens e é muito divertido!

Dada a popularidade e grandiosidade do espaço, recomendo-vos que façam a visita cedo e com reserva de bilhete através do site, uma vez que isso vos dá prioridade de entrada — e as filas, já antes da hora de abertura, são consideráveis. Tendo em conta a enormidade dos jardins e o clima de Sevilha, também não vos recomendo que reservem a visita para as horas de maior calor.










1 comentário:

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)