LIVROS || Humans of New York


Nos tempos idos em que o Facebook era a rede social de eleição, a página Humans of New York fez o maior sucesso (e ainda faz). Era absolutamente fã do projeto, onde um fotógrafo ia passeando pelas ruas de Nova Iorque e fotografando desconhecidos que lhe chamavam a atenção. A publicação das fotografias fazia-se sempre acompanhar de uma descrição com a história da pessoa retratada ou com uma citação derivada da conversa entre o fotógrafo e o desconhecido.

A ideia convenceu o mundo inteiro e acabou por sair do digital e apresentar-se como um livro — também antigo, por sinal. Porém, só tive oportunidade de o ter nas mãos recentemente.

Já sabem que não sou louca por coffee table books, portanto, os que tenho, gosto que agreguem algum significado ou que, de facto, enriqueçam a experiência de leitura. E embora o livro não se desvie, de todo, do formato que nasceu no Facebook — e nem fazia sentido que o fizesse —, observar que as fotografias e as citações têm um outro destaque por estarem eternizadas nas páginas de um livro tem um gosto mais especial. Os temas das descrições e conversas são tão aleatórios quanto as pessoas que figuram nas fotografias e é isso que torna Humans of New York tão especial: nunca sabemos o que esperar. 

Mudanças de vida ou de carreira, confissões bizarras, desabafos sobre a cidade, observações do próprio fotógrafo, histórias de (des)amor e de superação... há um pouco de tudo, com a certeza de que umas vão marcar mais do que outras. É uma verdadeira homenagem a uma cidade multicultural e onde tantas pessoas a pisam com objetivos diferentes. Recomendo muito!

WOOK
Livro

Bertrand
Livro

Este artigo contém links de afiliados.

2 comentários

  1. Tenho dois (não sei se entretanto foram lançados mais). Um é mais focado nas fotografias, como a página do Facebook começou, mas o segundo já revela histórias de vida mais aprofundadas e reflexões muito interessantes :)

    ResponderEliminar
  2. Adooooro este projecto! Ainda no outro dia uma professora minha referiu-o em aula e eu era a única que conhecia. Adorava ter este livro nas mãos! :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.