PASSAPORTE || Fim-de-semana na Serra da Estrela


Um regresso inesperado e planeado na própria semana de partida. A escapadinha perfeita, num lugar para onde regresso as vezes necessárias. E se em 2018 estivemos lá com rota programada, previsões de neve e uma ideia mais definida do que queríamos fazer, desta vez seguimos ao sabor do vento.

A aventura começou oficialmente em Viseu, numa paragem rápida para passear pelas ruas e revisitar alguns dos lugares mais emblemáticos, mas o destino final era a Serra da Estrela. Sem previsões de neve e com o clima a nosso favor — sem chuvas nem tempestades — aproveitámos este fim-de-semana para visitar o Parque Ecológico — que tem um preço simbólico e que, depois da devastação da última tempestade, bem merece a nossa visita e investimento — onde estivemos rodeados por uma fauna incrível. Os nossos destinos seguintes foram Gouveia e Seia mas, na verdade, onde passámos mais tempo não tinha localização definida a não ser coordenadas.

Dei muitos miminhos a cães Serra da Estrela — enquanto chorava de saudades pela minha —, voltei a vestir a minha parka amarela e caminhei pelas rochas, segui trilhos, encharquei-me várias vezes — cair nos riachos é comigo! — e descobri pérolas escondidas. Muitas vezes aproveitámos os sons reconfortantes da floresta e dos pássaros para partilharmos silêncios confortáveis, outras aproveitámos bem a companhia um do outro para tagarelar. Seguimos a dieta das sandes e das barritas nos intermédios mas, já cansados e bem sujos, aproveitávamos o refúgio da casa para acender a lareira, fazer uma refeição caseira e descansarmos. Fizemos da rotina algo só nosso, tirámos poucas fotografias e arrecadámos novas histórias de aventura para contar e recordar. 

Nunca é uma fuga ao caos do quotidiano ou à ansiedade mas, numa fuga com data de regresso, eles ficam para trás e não entram na nossa bagagem. Num Janeiro que se revelou alucinante e num Fevereiro que está a ser uma caixinha de surpresas, foi especial termos conseguido desligar-nos do mundo e reconectar às coisas que realmente importam: o património natural que temos, as conversas aleatórias entre caminhadas, as gargalhadas a cada pata na poça (literalmente) e a certeza de que, embora miúdos independentes, somos capazes de passar horas e horas na exclusiva companhia um do outro sem nos cansarmos. Fica aqui o pequeno registo fotográfico.










2 comentários

  1. Vou tão tentar um refúgio romântico assim. Que bela ideia. E que fotos mimosas. 🖤

    ResponderEliminar
  2. A Serra da Estrela é um mundo e há sempre algo mais para ver! Fico radiante de saber que conseguiste desligar-te e aproveitar cada momento ao lado do rúbi! Tens muiiito que ir à Lagoa dos Conchos e explorar a Lagoa Comprida, assim como o Cântaro Magro e Cântaro Gordo, acho que vais amar! E que bonitas fotografias, como é habitual :D

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.