São poucas as contas relacionadas com nutrição que eu opto por acompanhar nas redes sociais, mas uma das minhas preferidas é integrante do projeto Bite Back 2030, uma iniciativa britânica que se propõe a defender um mercado e uma indústria alimentar mais transparente e com opções mais seguras e saudáveis para os jovens. O direito à saúde em qualquer condição social e/ou financeira, a vontade de remar contra a corrente de alimentos processados ou campanhas enganosas e a necessidade de não baixar os braços e de agir são alguns dos valores da missão.
Se procuram um feed harmonioso, coeso e com estímulos visuais idílicos de uma alimentação saudável e orgânica, talvez esta não seja a conta ideal, mas a verdade é que @biteback2030 tem feito a diferença na literacia em saúde, mais em específico, literacia em nutrição. Elucidar o público em relação a porções, rótulos, estratégias de marketing e políticas alimentares através de conteúdo real, prático e acessível tem feito a diferença no movimento. Mais do que alertar para más políticas alimentares, é importante que as pessoas compreendam de que forma essas estratégias estão a ser feitas e manipuladas para que também elas possam posicionar-se.
Com o devido espírito crítico (sempre!) e a adaptação da realidade britânica aquilo que são as nossas circunstâncias em Portugal, @biteback2030 é uma conta que considero extremamente didática e que faz um serviço de saúde pública incrível. Sendo uma defensora da educação alimentar e de fazermos um consumo consciente — mesmo que seja a consciência de que o que estamos a comer não é saudável —, esta conta tem correspondido às minhas expectativas.
Vou seguir ;)
ResponderEliminarVou espreitar :).
ResponderEliminarBeijinhos
Blog: Life of Cherry