1+3 || Carta Para a Inês de 15 Anos


Escrevo-te com a certeza de que lerias esta carta no curto espaço de tempo que te sobra para te equipares e apanhares o cabelo numa trança. Escolhi-te a ti porque sei perfeitamente como te sentes e o quanto gostavas que alguém do futuro te desse algo palpável com o que esperar e sonhar.

Ainda estou um pouco perdida

Perdoas-me por isso? Sei perfeitamente que me idealizavas de outra forma e com mais sucesso do que o que arrecado, hoje em dia. Receio que talvez o teu primeiro impacto seja a desilusão. Não precisas de mo cobrar porque é algo que já faço insistentemente (e luto para não o fazer). Mas estou a dar o meu melhor e a aprender com o meu pior. Não perdi a fé de que vai correr tudo bem. Ainda te vais orgulhar de mim.

Abraça muito a Laika

Faz isso por mim, fazes? Abraça-a muito, sufoca-a de abraços, beijinhos, festinhas e declarações de amor. Aproveita cada minuto com ela e permite-te sempre a dar mais uma festinha, mais um biscoito, mais um abraço. Quando achares que já a amaste demais por hoje, ama mais um pouco.

Esse rato careca gordinho que só sabe dizer ba-ba

Vai ser um miúdo incrível e não vais conseguir lembrar como era a tua vida antes dele surgir. Vais adorar cada fase e etapa. Não te preocupes: ele vai gostar de ti.

Pensa bem na área que estás a escolher 

Não te precipites. Olha melhor para o que estás a excluir porque vais querer resgatar mais tarde. Não é um aviso de arrependimento mas é um aviso de que a tua caminhada profissional vai ser uma maratona. Começa a aquecer.

Esse nome que paira na tua cabeça... 

Esse Bobby Pins... vai nascer. Vale a pena a espera porque será um projeto incrível e do qual te orgulharás muito.

Vais viajar muito!

Sei que é algo que te inquieta porque a sensação permanece em mim. Damos por nós a olhar para tantos lugares incríveis e a perguntar ‘será que um dia os vou ver com os meus próprios olhos ou só os irei conhecer pelas histórias dos outros?’. Não te vou estragar a beleza de descobrires quais são os lugares que vais pisar mas prepara-te: vais conhecer muitos destinos incríveis.

Vais encontrar o amor muitas vezes

E de muitas formas. Num beijo apaixonado, num abraço da mãe, no companheirismo de amigos de verdade. Aproveita cada momento e aprende com cada gesto de amor. Acima de tudo, nunca tenhas medo de amar, seja quem for. Não tenhas medo de te entregar, de ir mais além e de dizer que gostas. Há sempre nobreza no amor.

Isso de estranho que sentes...

Chama-se transtorno de ansiedade e não estás sozinha. Não nasceste com defeito. Não és anormal. Há milhões de pessoas no mundo com o mesmo peito pesado que o teu e, embora saibamos que isso não é animador, quero que saibas isto para não te sentires isolada. Mas vai melhorar. Posso dizer-te que ficámos muito melhores a lidar com esse monstro!

O teu sonho

Sei que te idealizas a trabalhar nutrição no ramo da neurologia ou cardiologia e fiz questão de cumprir o teu sonho. Não conseguiria prosseguir o meu caminho sem te dar aquilo que sempre achaste que serias boa a fazer. E vais ser muito boa. Vais ajudar dezenas de pessoas. Vais fazer a diferença.

Miminhos do futuro

Vais poder ir à internet pelo telemóvel. Vais usar lentes (juro, não estou a gozar. E gostava de te dar um par agora mesmo, sei que teria melhorado muito a tua auto-confiança). Vais ter um estilo sem ser apenas fato de treino. Vais amar Lisboa como uma Lisboeta (juro, de novo! Eu sei que odeias Lisboa mas... o amor acontece!). Vais celebrar um aniversário em viagem, como sempre sonhaste, e vais regressar a um sítio que adoramos. Não vais fazer Erasmus (sei que é duro mas prefiro que tenhas já essa desilusão. Para onde vais, não há protocolos). Vais ter saúde e os teus também (alguns sustos, nunca nada de grave).

Gosto muito de ti

Perdoo-te todos os erros, amo todas as tuas fragilidades. Acho-te bonita como és. Gosto de ti porque não seria quem sou hoje sem as tuas passadas. Porque não estaria onde estou hoje se não fosse por ti. Não vou perder o teu gosto pela vida, o teu sentido de humor, a forma bonita como observas o amor, a tua paixão pela leitura e pelos Coldplay... Há muito de ti em mim. E que bom! Gostava que te visses da forma como eu te vejo.

O amadurecimento não traz certezas

Pelo contrário, só traz dúvidas. A cada passo e conquista que dou, a cada resposta que alcanço, surgem novas dúvidas, inseguranças e incertezas. Aquela fixação radical típica da tua idade em que achamos que temos as respostas todas do mundo é uma ilusão. Mas eu sei que, embora teimosa nalgumas ideias, já tens consciência de que muito de ti são perguntas. Lamento dizer-te que o envelhecimento não traz mais clareza. Mas isso faz com que tenhamos mais abertura de espírito para confrontarmos outras realidades, oportunidades e opiniões. Isso torna-nos mais tolerantes e capazes de aprender.

E por fim, deixo-te um miminho de uma artista do futuro, a Maro. Dedico-te esta letra inteirinha, com muito amor. 


P.S. - Há sempre boas notícias ao virar da esquina.

5 comentários

  1. Inês, que idade bonita que escolheste :). Identifiquei-me tanto com a carta, mesmo hoje, aos 22 anos. Ainda me sinto um pouco perdida (no fundo, acho que nos sentiremos sempre). Também me inquieta o facto de ainda não ter viajado muito aos 22 anos, vejo o tempo acelerar e tenho medo de só vir a conhecer alguns lugares pelas fotos e histórias que me contam. E, infelizmente, o transtorno de ansiedade, com o qual ainda não sei lidar mesmo após tantos anos e que já me causa danos físicos (como a minha doença do intestino).
    Este post hoje já fez o meu dia <3.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Muito bom :) Identifico-me com algumas coisas,como ainda estar um pouco perdida, de querer viajar sempre mais e mais, a paixão pela leitura e pelos coldplay (e infelizmente ainda não tive a sorte de os ver ao vivo) :)

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro-te. A carta não chegou à tua Inês de 15 anos a tempo, mas toda ela é prova de um amadurecimento bonito e gigante. Estou mesmo feliz por ler todas estas palavras. Não são todas alegres, mas são realizações pessoais. Estou aqui para ti, contigo, de mão dada. 🖤

    ResponderEliminar
  4. P.s. - MARO a preencher todas os buracos de sentimentos que não consigo expressar.

    ResponderEliminar
  5. Que publicação amorosaaaa! Tomei a liberdade de tomar alguns dos teus conselhos dado que estou numa idade tão próxima da Inês de 15 anos, obrigada por isso, big sis <3

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.