segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

LIVROS || Invisible Influence


O neuromarketing é um dos ramos que mais me fascina por toda a sua componente comportamental e psicológica. É uma área da qual gostava de investir mais o meu conhecimento e, desde que a Carolina o recomendou, o Invisible Influence estava na minha lista de livros a ler.

Invisible Influence é um livro que explora a forma como o ser humano é influenciado, desde aspetos mais comerciais e triviais a grandes decisões e etapas de vida. Vivemos um pouco na ilusão de que, no geral, somos pouco influenciáveis e que as nossas decisões partem de uma iniciativa própria e espontânea quando, na verdade, a ciência tem provado o contrário. Desde o que escolhermos vestir, que carro optamos por comprar, que carreira profissional decidimos seguir ou até a pessoa com quem iniciamos uma relação, todas estas decisões passam por uma cadeia de influências que nem imaginamos.

Quão influenciáveis somos? Diríamos a resposta errada (mesmo sabendo a certa) só porque os outros dizem-na também? Mudaríamos de opção só porque os outros querem o mesmo? Podemos antecipar tendências e sucessos? O ambiente influencia as nossas decisões de vida? Sabemos identificar quais aspetos vão gerar imitação em massa e quais vão gerar a necessidade de diferenciação? E como é que as marcas poderão tirar proveito de cada uma destas particularidades? Numa narrativa fluída e repleta de casos práticos e histórias verídicas, Jonah Berger dá a resposta a cada uma destas perguntas de forma pragmática e muito acessível. 

O livro é curto mas fiz questão de fazer uma leitura vagarosa para consolidar bem a informação. Foi uma aprendizagem incrível que me permitiu ter muita consciência dos meus próprios comportamentos. Não é um livro exclusivamente interessante para quem esteja no ramo da publicidade, muito pelo contrário; recomendo totalmente a qualquer pessoa que tenha curiosidade em saber que operações psicológicas moldam os nossos hábitos de consumo e as nossas escolhas pessoais.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliados.

2 comentários:

  1. Esta publicação despoletou uma curiosidade imensa em mim! Sei que vou ter uma cadeira sobre este assunto e estou muito entusiasmada!

    ResponderEliminar
  2. Uma das áreas que mais gosto de estudar, sem dúvida!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)