LIVROS || Invisible Influence


O neuromarketing é um dos ramos que mais me fascina por toda a sua componente comportamental e psicológica. É uma área da qual gostava de investir mais o meu conhecimento e, desde que a Carolina o recomendou, o Invisible Influence estava na minha lista de livros a ler.

Invisible Influence é um livro que explora a forma como o ser humano é influenciado, desde aspetos mais comerciais e triviais a grandes decisões e etapas de vida. Vivemos um pouco na ilusão de que, no geral, somos pouco influenciáveis e que as nossas decisões partem de uma iniciativa própria e espontânea quando, na verdade, a ciência tem provado o contrário. Desde o que escolhermos vestir, que carro optamos por comprar, que carreira profissional decidimos seguir ou até a pessoa com quem iniciamos uma relação, todas estas decisões passam por uma cadeia de influências que nem imaginamos.

Quão influenciáveis somos? Diríamos a resposta errada (mesmo sabendo a certa) só porque os outros dizem-na também? Mudaríamos de opção só porque os outros querem o mesmo? Podemos antecipar tendências e sucessos? O ambiente influencia as nossas decisões de vida? Sabemos identificar quais aspetos vão gerar imitação em massa e quais vão gerar a necessidade de diferenciação? E como é que as marcas poderão tirar proveito de cada uma destas particularidades? Numa narrativa fluída e repleta de casos práticos e histórias verídicas, Jonah Berger dá a resposta a cada uma destas perguntas de forma pragmática e muito acessível. 

O livro é curto mas fiz questão de fazer uma leitura vagarosa para consolidar bem a informação. Foi uma aprendizagem incrível que me permitiu ter muita consciência dos meus próprios comportamentos. Não é um livro exclusivamente interessante para quem esteja no ramo da publicidade, muito pelo contrário; recomendo totalmente a qualquer pessoa que tenha curiosidade em saber que operações psicológicas moldam os nossos hábitos de consumo e as nossas escolhas pessoais.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliados.

2 comentários

  1. Esta publicação despoletou uma curiosidade imensa em mim! Sei que vou ter uma cadeira sobre este assunto e estou muito entusiasmada!

    ResponderEliminar
  2. Uma das áreas que mais gosto de estudar, sem dúvida!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.