LIVROS || O Corpo: Um Guia Para Ocupantes


Bill Bryson tem-se tornado num dos meus autores preferidos a cada livro que termino. Depois de ler — e de recomendar tanto que vocês já não me podiam ouvir — Breve História de Quase Tudo e, no ano passado, Regresso à Pequena Ilha, iniciei 2020 com o seu mais recente lançamento: O Corpo: Um Guia Para Ocupantes.

O Corpo — tal como o título já denuncia — é uma viagem de investigação e pesquisa sobre o ser humano e a saúde. Cada capítulo é dedicado a um sistema diferente e ao longo da leitura vamos compreendendo o quanto o nosso corpo é extraordinário, misterioso e rico em elementos fundamentais à nossa existência. Aliado à introdução sobre o corpo humano, desbravamos também o mundo da descoberta científica ligada à medicina e à farmacologia através de relatos verídicos e biográficos contados de uma forma cativante e divertida, como só Bill Bryson sabe fazer com mestria.

O Corpo segue uma narrativa acessível, compreensível e bem disposta sobre um assunto que poucos se atreveram a comunicar da forma como Bill Bryson ousa fazer. Fazia falta uma obra que tornasse a anatomia e fisiologia humana, a saúde e a medicina mais próxima de todos. Uma obra que fizesse comunicação de ciência com rigor mas carisma, também. Que tirasse o universo do corpo humano daquele pedestal e ideia de que só os mais dotados poderiam compreender. E o autor fez essa proeza — sem surpresas, para mim. 

A par de Breve História de Quase Tudo, O Corpo é um livro que vou recomendar incessantemente pela sua pertinência. É um livro para todos; os que querem compreender melhor como funciona o seu corpo — e porque é que certas coisas acontecem — e para os que já conhecem o corpo humano na palma da mão, pelas reflexões importantes que o autor partilha e pela urgência e dever que temos, enquanto profissionais de saúde e entendidos nas anatomias e fisiologias, em tornar esse entendimento acessível aos outros também.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliados.

4 comentários

  1. Vi agora uma citação do livro que a comunidade, cultura e arte partilhou e adorei a referência. Tenho de me dedicar a este autor. É agora.

    ResponderEliminar
  2. Uma hóspede trazia esse livro e falou-me dele... fiquei com vontade de o ler e para meu espanto, ela deixou lá para mim :)

    ResponderEliminar
  3. Como 99% enfermeira (em 7 de fevereiro já posso dizer que o sou <3), claro que esses livros me fascinam, mais um para a lista para além do outro :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Mais um para a lista! Adoro saber factos acerca do nosso funcionamento - muita da minha curiosidade assenta mais nas questões psicológicas, mas as do nosso físico também não escapam! - e sendo como tu dizes, divertir-me-ei bastante a explorar este livro! Já cá tenho o Breve História de Quase Tudo (graças às tuas recomendações!), mas ainda não o li! Já estive mais longe :D

    Beijinhos,
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.