terça-feira, 21 de janeiro de 2020

LIVROS || O Corpo: Um Guia Para Ocupantes


Bill Bryson tem-se tornado num dos meus autores preferidos a cada livro que termino. Depois de ler — e de recomendar tanto que vocês já não me podiam ouvir — Breve História de Quase Tudo e, no ano passado, Regresso à Pequena Ilha, iniciei 2020 com o seu mais recente lançamento: O Corpo: Um Guia Para Ocupantes.

O Corpo — tal como o título já denuncia — é uma viagem de investigação e pesquisa sobre o ser humano e a saúde. Cada capítulo é dedicado a um sistema diferente e ao longo da leitura vamos compreendendo o quanto o nosso corpo é extraordinário, misterioso e rico em elementos fundamentais à nossa existência. Aliado à introdução sobre o corpo humano, desbravamos também o mundo da descoberta científica ligada à medicina e à farmacologia através de relatos verídicos e biográficos contados de uma forma cativante e divertida, como só Bill Bryson sabe fazer com mestria.

O Corpo segue uma narrativa acessível, compreensível e bem disposta sobre um assunto que poucos se atreveram a comunicar da forma como Bill Bryson ousa fazer. Fazia falta uma obra que tornasse a anatomia e fisiologia humana, a saúde e a medicina mais próxima de todos. Uma obra que fizesse comunicação de ciência com rigor mas carisma, também. Que tirasse o universo do corpo humano daquele pedestal e ideia de que só os mais dotados poderiam compreender. E o autor fez essa proeza — sem surpresas, para mim. 

A par de Breve História de Quase Tudo, O Corpo é um livro que vou recomendar incessantemente pela sua pertinência. É um livro para todos; os que querem compreender melhor como funciona o seu corpo — e porque é que certas coisas acontecem — e para os que já conhecem o corpo humano na palma da mão, pelas reflexões importantes que o autor partilha e pela urgência e dever que temos, enquanto profissionais de saúde e entendidos nas anatomias e fisiologias, em tornar esse entendimento acessível aos outros também.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliados.

4 comentários:

  1. Vi agora uma citação do livro que a comunidade, cultura e arte partilhou e adorei a referência. Tenho de me dedicar a este autor. É agora.

    ResponderEliminar
  2. Uma hóspede trazia esse livro e falou-me dele... fiquei com vontade de o ler e para meu espanto, ela deixou lá para mim :)

    ResponderEliminar
  3. Como 99% enfermeira (em 7 de fevereiro já posso dizer que o sou <3), claro que esses livros me fascinam, mais um para a lista para além do outro :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Mais um para a lista! Adoro saber factos acerca do nosso funcionamento - muita da minha curiosidade assenta mais nas questões psicológicas, mas as do nosso físico também não escapam! - e sendo como tu dizes, divertir-me-ei bastante a explorar este livro! Já cá tenho o Breve História de Quase Tudo (graças às tuas recomendações!), mas ainda não o li! Já estive mais longe :D

    Beijinhos,
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)