LIVROS || A Night Divided


A Night Divided conta a história do horror estampado no olhar de Gerta ao acordar e se aperceber de que os rumores eram verdadeiros e que o pior tinha acontecido: uma extensão de arame farpado, instalado durante a noite, dividia a cidade de Berlim e toda a Alemanha entre Este e Oeste, naquela que seria uma reflexão da divisão e tensão mundial que caracterizou a Guerra Fria. Estava instalado o Muro de Berlim. E para desespero da pequena Gerta, a família estava dividida, sem perspetivas de contacto imediato.

O interesse pela leitura deste livro surgiu da minha vontade de explorar outras narrativas históricas que não se passassem unicamente na Segunda Guerra Mundial — com as exceção das que já partilhei convosco aqui. Sinto necessidade de conhecer melhor outras épocas. Uma delas era a Guerra Fria, que passei de raspão em História e sobre a qual dificilmente encontro obras tão interessantes quanto esta para ler. A metade da Alemanha ocupada pela União Soviética foi brutalmente massacrada e oprimida, vivendo com medo de falar, aprender ou pensar. Achei importante esta leitura.

A Night Divided respondeu às minhas necessidades e a leitura passou num sopro — iniciei e terminei o livro no mesmo dia, algo que, fora obras pequenas, já não acontecia desde os meus tempos de adolescência. A narrativa não abre espaço para capítulos mortos ou momentos parados e a história rica em curiosidades, detalhes, ações e emoções ajuda na leitura compulsiva. Não dá para largar este livro porque a ansiedade de sabermos o que vai acontecer a seguir fala mais alto. 

Embora seja um livro sobre um tema muito negro e pesado, especialmente depois de uma Alemanha enfraquecida pelas últimas guerras, A Night Divided revela-se o young adult perfeito, rico em detalhes e fazendo-nos sentir parte da luta de quem um dia precisou de quebrar barreiras (físicas e ideológicas) para saborear a merecida liberdade.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliados.

3 comentários

  1. Realmente, não tinha pensado nisso, mas é verdade. Ultimamente, anda "na moda" muitos livros sobre a 2º Guerra Mundial, e embora eu ainda queira ler muitos desses, também estou interessada noutros, e esse tema é um deles, não fazem muitos livros acerca disso.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. O tema das guerras - como um todo -, sempre me chamou à atenção, muito pelas motivações que levam a que elas se sucedam e, obviamente, pelas consequências que dali advêm. Recordo-me de ter feito um trabalho na escola sobre a Guerra Fria e há sempre muito mais informação do que aquela que julgamos ou que nos é passada. Pela tua opinião, acho que este livro será um bom complemento, embora nunca tenha ouvido falar dele! Ora, mais um para apontar! :P

    Beijinhos,
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.