quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

LIVROS || A Night Divided


A Night Divided conta a história do horror estampado no olhar de Gerta ao acordar e se aperceber de que os rumores eram verdadeiros e que o pior tinha acontecido: uma extensão de arame farpado, instalado durante a noite, dividia a cidade de Berlim e toda a Alemanha entre Este e Oeste, naquela que seria uma reflexão da divisão e tensão mundial que caracterizou a Guerra Fria. Estava instalado o Muro de Berlim. E para desespero da pequena Gerta, a família estava dividida, sem perspetivas de contacto imediato.

O interesse pela leitura deste livro surgiu da minha vontade de explorar outras narrativas históricas que não se passassem unicamente na Segunda Guerra Mundial — com as exceção das que já partilhei convosco aqui. Sinto necessidade de conhecer melhor outras épocas. Uma delas era a Guerra Fria, que passei de raspão em História e sobre a qual dificilmente encontro obras tão interessantes quanto esta para ler. A metade da Alemanha ocupada pela União Soviética foi brutalmente massacrada e oprimida, vivendo com medo de falar, aprender ou pensar. Achei importante esta leitura.

A Night Divided respondeu às minhas necessidades e a leitura passou num sopro — iniciei e terminei o livro no mesmo dia, algo que, fora obras pequenas, já não acontecia desde os meus tempos de adolescência. A narrativa não abre espaço para capítulos mortos ou momentos parados e a história rica em curiosidades, detalhes, ações e emoções ajuda na leitura compulsiva. Não dá para largar este livro porque a ansiedade de sabermos o que vai acontecer a seguir fala mais alto. 

Embora seja um livro sobre um tema muito negro e pesado, especialmente depois de uma Alemanha enfraquecida pelas últimas guerras, A Night Divided revela-se o young adult perfeito, rico em detalhes e fazendo-nos sentir parte da luta de quem um dia precisou de quebrar barreiras (físicas e ideológicas) para saborear a merecida liberdade.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliados.

3 comentários:

  1. Realmente, não tinha pensado nisso, mas é verdade. Ultimamente, anda "na moda" muitos livros sobre a 2º Guerra Mundial, e embora eu ainda queira ler muitos desses, também estou interessada noutros, e esse tema é um deles, não fazem muitos livros acerca disso.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. O tema das guerras - como um todo -, sempre me chamou à atenção, muito pelas motivações que levam a que elas se sucedam e, obviamente, pelas consequências que dali advêm. Recordo-me de ter feito um trabalho na escola sobre a Guerra Fria e há sempre muito mais informação do que aquela que julgamos ou que nos é passada. Pela tua opinião, acho que este livro será um bom complemento, embora nunca tenha ouvido falar dele! Ora, mais um para apontar! :P

    Beijinhos,
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)