2019 || TOP19 Filmes


A par dos livros, 2019 foi o ano em que assisti a um número de filmes suficiente para conseguir incluir esta temática num TOP anual. Devo confessar que esta é a arte onde me sinto mais inapta. Não me considero uma cinéfila e admito que gosto de ir ao cinema muito mais pelas pipocas e pelo sossego durante uma hora e meia do que pelo filme em si — mesmo quando é um muito aguardado por mim. Por isso mesmo, consumo muito mais filmes comerciais do que grandes obras do grande ecrã. Tudo isto para justificar o possível pódio que daqui vai surgir. Tenho as minhas reservas em relação à comunidade cinéfila — muito ácida, muito intolerante — e este TOP é apenas uma classificação despreocupada dos filmes que mais gostei de assistir. Quem sabe não encontram aqui sugestões boas para verem?




19 | LADY BIRD
2017
"Lady Bird é uma adolescente carismática, rebelde e com uma enorme necessidade de aceitação e auto-afirmação. Ao longo do filme, vamos observando a sua crise de identidade, o seu sonho de sair de perto das suas raízes, as suas primeiras relações e as mais mirabolantes histórias que inventa para se tornar mais interessante e desejável aos olhos dos outros. Embora se apresente como um filme sobre uma adolescente em processo de amadurecimento, Lady Bird é, na verdade, um filme sobre a relação disfuncional entre mãe e filha, onde o amor de uma pela outra é exteriorizado de uma forma reacionária, acutilante e nem sempre saudável."


18 | THE HATE U GIVE
2018
"Em imensos aspetos, o filme está muito fiel ao livro e isso agradava-me. Diálogos, pormenores que a câmara foca e que eu apreciei que fossem valorizados e composição dos cenários e das personagens secundárias. Quase compensava o acting fraquinho dos atores — que não me convenceu muito. Porém, as cunhas próprias do filme são incompreensíveis e inconvenientes. Não se trata de uma reinterpretação livre da história: há alteração de detalhes importantes que eu considero essenciais porque dignifica ainda mais a mensagem urgente que o livro procura passar"


17 | EU, TONYA
2017
"O filme é uma biografia de Tonya Harding, patinadora artística que durante os anos 90 deu cartas na patinagem, sendo a primeira mulher americana a executar um triplo salto e desafiando os costumes e tradições conservadoras da patinagem artística através do seu figurino, das suas escolhas musicais, da sua atitude e do seu talento desmedido. Tinha tudo para ser uma atleta pouco convencional e bem sucedida, mas uma série de polémicas giraram em torno de Tonya e arruinaram a sua carreira, chegando mesmo a ditar-lhe um ponto final."


16 | BLACKKKLANSMAN
2018
"No início dos anos 70, Ron Stallworth — um jovem polícia negro — decide infiltrar-se no Ku Klux Klan — uma organização que se apresentava com ideais públicos que procuravam ocultar os seus reais propósitos — para expor toda a organização. Para o plano dar certo — e tendo em conta as óbvias circunstâncias — o polícia precisa da ajuda de uma equipa de detetives brancos que dará vida e força a toda a investigação. A melhor parte desta premissa? É baseada em factos reais!"


15 | ALADDIN
2019
"O filme está extraordinário. Fiel o suficiente ao original para catalisar a nostalgia em nós mas com elementos originais que trazem uma certa frescura a uma história que já bem conhecemos. Neste Aladdin, temos uma princesa com mais auto-afirmação — e que, certamente, irá inspirar muitas meninas — um Jafar rejuvenescido, uma fotografia de cortar a respiração, músicas originais que nos convencem e os clássicos de sempre que cantarolamos baixinho. O polémico génio, inicialmente debochado nas redes sociais pelo seu tom azul pouco convincente, conseguiu conquistar-nos a todos; interpretado por Will Smith, fez um retrato fiel da personagem, homenageando o papel meritoriamente associado a Robbin Williams."


14 | CAPITÃO FALCÃO
2015
"Uma produção portuguesa, estreada em 2015 que funciona como um género de paródia ao Estado Novo. Gonçalo Waddington veste, assim, o papel de Capitão Falcão, um super-herói apoiante de Salazar que procura defender o país das 'forças negras' do Comunismo. O filme remete para um clássico de BD, entre cenas editadas, ângulos dramáticos e diálogos robóticos com voz colocada, e o resultado final é um filme de comédia altamente irónico e non-sense."


13 | PARA A MINHA IRMÃ
2009
"Para a Minha Irmã apresenta-nos Anna Fitzgerald, uma jovem de 13 anos que inicia um processo contra os pais para que possa ser emancipada medicamente. A razão? Anna foi concebida para ajudar a irmã mais velha a combater a leucemia, fornecendo-lhe tudo o que seja necessário para a manter em vida. Desde bebé que é submetida às mais diversas cirurgias para atender às necessidades da irmã, sem que as intervenções — invasivas, com risco associado — lhe sejam consultadas, comunicadas ou solicitadas."


12 | RUN BOY RUN
2013
"Run Boy Run conta a história verídica de Srulik, uma criança de 8 anos polaca e judia que foge de um gueto de Varsóvia e tenta sobreviver sozinho, durante três anos, na Polónia ocupada pelos Nazis. Para trás deixa a sua família, as suas memórias e as suas raízes e crenças.
Poderia correr o risco de ser só mais um filme sobre uma temática que está longe de ser original mas que eu julgo que se pode destacar por alguns elementos muito interessantes como o facto de ser uma história real — o que nos deixa ainda mais fascinados e horrorizados , os diálogos serem nas línguas originais e as próprias peripécias da história serem contadas sem paninhos quentes."


11 | AMADOR
2018
"(...) um original da Netflix que nos apresenta Terron Forte, um jovem de 14 anos que revela um enorme talento para o basquetebol, mesmo que limitado por uma perturbação de aprendizagem chamada discalculia: incapacidade de realizar funções de cálculo e leitura de números. Terron ganha uma oportunidade única de vingar na liga de basquetebol amador mas promete aos pais cumprir as suas funções e obrigações escolares.
Amador surpreendeu-me muito pela positiva, revelando-se um filme com um pouco mais de densidade na narrativa. Não deixa de ser um filme desportivo e muito dinâmico — típico deste género de produções —, mas também procura contar um lado sobre as bolsas desportivas americanas que raramente é exposto — mas muito romantizado — e trazer alguma da realidade que é a ascensão de um jogador, com inúmeras mensagens sobre valores e princípios."


10 | EU, MALALA
2015
"Eu, Malala é um documentário sobre a história da adolescente paquistanesa que foi atacada a tiro pelo Taliban por defender os seus direitos — e os direitos de todas as mulheres — a receberem uma educação escolar. O documentário tenta mostrar um pouco do paradoxo que é uma adolescente absolutamente normal ter em mãos tantas responsabilidades mundiais às quais dar o rosto e ser voz ativa — e o quanto Malala considera importante que a sua história seja um exemplo de não baixar os braços e continuar a lutar."


9 | ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD
2019
"Brad Pitt e Leonardo DiCaprio. Ambos protagonizam dois atores que tinham estado na ribalta há uns anos e que caíram no esquecimento e fracasso. Ambos procuram recuperar a fama e o reconhecimento que sentem que perderam.
Embora esta pareça uma premissa simples (até demais), relembro que estamos a falar de um Tarantino e que a verdadeira história que ele procura (re)contar é a de Sharon Tate. Não foi uma produção com crítica consensual; muitos não compreenderam o protagonismo das duas personagens masculinas ao invés da discreta participação de Margot Robbie e, sem conhecerem a história de uma das mais acarinhadas e bonitas estrelas de Hollywood, é possível que não entendam nem o alinhamento da história nem o seu desfecho. É um filme que exige trabalho de casa antes de nos sentarmos na grande sala com um balde de pipocas no colo."


8 | O PRIMEIRO ENCONTRO
2016
"Doze OVNIS surgem, inesperadamente, no nosso planeta e decidem aterrar em 12 pontos globais diferentes. O mundo inteiro entra em enorme tensão e as perguntas são óbvias: quem são? Por que aterraram em 12 pontos do planeta tão distintos? Quais são as suas intenções? Para responder a estas questões, os Estados Unidos — um dos países escolhidos pelas naves misteriosas — recorrem a linguista especializada em tradução e a um físico.

A receita era perfeita para mais um filme vulgar sobre E.T. mas O Primeiro Encontro prima pelo exato oposto; (...) O Primeiro Encontro é um filme sobre o tempo e a comunicação."


7 | A VIAGEM DE CHIHIRO
2001
"Julguem-me mas... nunca tinha assistido a esta obra prima! (...) O filme conta a história de Chihiro e da sua família, que se estão a mudar para uma nova cidade. A meio do caminho, optam por um atalho e deparam-se com uma cidade deserta, embora repleta de comida. Os pais cedem à fome e à gula, mas Chihiro retrai-se, desconfiada. Ao anoitecer, os pais transformam-se em porcos e tudo o que acontece a seguir é uma enorme aventura!"


6 | DUNKIRK
2017
"São vários os títulos de filmes de guerra e ainda mais saturado está o mercado de retrato à Segunda Guerra Mundial, mas Dunkirk destaca-se — merecidamente — por dois pormenores incríveis na forma como a história é contada; o primeiro é que esta longa-metragem é apresentada sob três perspetivas: terra, ar e mar. A mesma operação é observada do ponto de vista dos soldados cercados nas praias, da Força Aérea e da marinha. O segundo é que o filme é contado sob um efeito de analepse, onde as linhas temporais se misturam com as várias perspetivas. Esta combinação de fatores — bem ao estilo de Nolan — tornam o filme mais dinâmico e imersivo."


5 | HOMEM ARANHA NO UNIVERSO ARANHA
2018
"(...) Miles Morales, um adolescente que acaba por receber os super-poderes do Homem Aranha e que descobre que não está sozinho na jornada. Acho que a forma mais fácil de vos mostrar que o filme é bom é a seguinte: eu não suporto filmes de super-heróis e amei. O argumento é bom, a fotografia é maravilhosa e adorei que a edição do filme fosse tratada como se estivéssemos a ler uma banda desenhada."


4 | KLAUS
2019
"Cartas para o Pai Natal; todos já as escrevemos e todos conhecemos o conceito. Mas de onde surgiu? Como nasceu? O filme Klaus procura dar resposta a essa pergunta — e a outras tantas que, quanto a vocês não sei, mas eu, em miúda, tinha. E parece inesperado demais que tudo tenha começado com um rapaz egoísta e mimado que, por um par de reviravoltas, dá por si como carteiro na inóspita ilha de Smeerenburg, o lugar mais violento, infeliz e menos natalício do planeta. E aí a aventura — e magia — começa!"


3 | JOKER
2019
"(...) imediatamente me apercebi de que Joker tinha muito pouco de narrativa típica de super heróis e focava-se numa questão importante: a saúde mental. Em Joker, observa-se o quanto a falta de apoio social pode agravar uma doença do foro psicológico."


2 | MARRIAGE STORY
2019
"Com uma narrativa mais lenta e sem grandes reviravoltas, Marriage Story é um filme realista e humano que explora os dissabores de deixar de amar e de enfrentar um divórcio com alguém que, outrora, foi tudo. Todas as personagens estão extraordinariamente bem construídas, o que faz com que sintamos empatia por elas e pela sua luta, sem tomarmos lados. O que poderia ser uma obra absolutamente banal e mundana acaba por ser uma recuperação da beleza nas etapas mais comuns da vida — incluindo as mais ingratas e difíceis."


1 | O MEU NOME É ALICE
2014
"Still Alice conta a história de Alice, uma professora de Harvard que, aos 50 anos, atinge o clímax da realização pessoal e profissional, porém, é diagnosticada com Alzheimer precoce — uma condição muito rara mas totalmente possível. O filme é uma apresentação crua e real — diria, até, uma cruel realidade — da decadência provocada por uma doença que é imparável, desde os primeiros sintomas à completa descaracterização. Ao longo da produção, observamos uma mulher forte, carismática, inteligente e experiente a perder todas as suas memórias e faculdades que ela considerava preciosas. Existe também um retrato muito fiel sobre a forma como as próprias pessoas ao seu redor — em especial, a sua família — lidam com uma doença que nunca afeta só a vítima."

Qual foi o vosso filme preferido de 2019?

1 comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.