quinta-feira, 21 de novembro de 2019

EVENTOS || Harry Potter - The Exhibition


Está instalada, até abril, a exposição, em Lisboa, dedicada a todos os fãs da saga do feiticeiro mais famoso do mundo: Harry Potter - The Exhibition. Estreada em 2009 e inédita em Portugal, a exposição conta com milhares de objetos e elementos dos cenários que fizeram parte dos oito filmes de Harry Potter.

A exposição oferece uma experiência envolvente a todos os visitantes, recriando alguns dos lugares e cenários mais emblemáticos (como a sala comum dos Gryffindor, os dormitórios, a sala de poções, a casa do Hagrid ou até a Floresta Negra). Ao longo de todo o percurso, são vários os elementos que vamos encontrando e apreciando, entre eles a pedra filosofal, a carta de Hogwarts do Harry, o gritador do Ron, as varinhas, a pedra da ressurreição, o mapa, o Monstruoso Livro dos Monstros ou o Sem-Forma. Aliado aos objetos está todo um guarda-roupa de perder de vista e para onde vale a pena prestar atenção aos detalhes. Tudo acompanhado pela banda sonora magistral que já conhecemos ou pelo audio-guia, uma opção disponível para quem desejar mais esclarecimentos e curiosidades sobre os elementos da exposição — com um valor acrescentado ao custo do bilhete.





No Harry Potter - The Exhibition podem ser sorteados pelo Chapéu Selecionador, correr para apanhar o Expresso de Hogwarts, admirar o momento de Ópera da Dama Gorda, ter uma aula de Herbologia com Mandrágoras e alistar-se para a equipa de Quidditch lançando umas Quaffles — tenho a dizer que tinha grandes chances de ser qualificada. Creio que o treino intensivo de basquetebol durante anos ajudou! No final, podem ainda tirar fotografias criativas e trazer uns miminhos para casa na gift shop — os preços não são os mais simpáticos mas vão poder encontrar vários artigos de colecionador mais difíceis de adquirir noutro contexto.





Para mim, esta aventura teve um toque ainda mais especial; uma vez que fui uma das vencedoras do concurso promovido pela organização da exposição, tive o privilégio de poder visitar, de forma antecipada, toda a exposição e ainda participar num Q&A aos atores Oliver e James Phelps — que dão vida aos carismáticos gémeos Weasley — e aos designers MinaLima. Um quarteto extrovertido que excedeu as minhas expectativas e tornou a visita (ainda) mais memorável.



Como meu plus one, fiz questão de levar o João e de lhe proporcionar aquilo que a minha geração sempre quis e nunca teve: uma experiência em Hogwarts aos 11 anos. Para mim, foi como voltar a ser criança; sempre adorei prestar atenção aos detalhes e pormenores técnicos e a exposição homenageia esse trabalho de forma sublime, relembrando-nos que a equipa técnica que dá vida, encanto e magia ao mundo de Harry Potter é tão fundamental quanto o elenco. Como grande fã que sou, senti-me honrada por ver cada detalhe a poucos centímetros de distância.



A exposição encontra-se no Pavilhão de Portugal e é necessário a reserva de bilhete para a entrada. A ter em atenção a diferença de preço entre dias de semana e fins-de-semana e, uma vez que a circulação entre os espaços é estreita e, naturalmente, todos vão desejar participar nas atividades, recomendo que escolham dias de semana e os horários menos populares. Se são fãs de Harry Potter, é uma exposição a não perder — aproveitem a época e deixem um pedido especial para o Pai Natal!

8 comentários:

  1. Quanto tempo dirias que demora a ver a exposição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te sei responder a essa questão, honestamente. Não cronometrei a visita e acho que vai depender de inúmeros fatores (a que horas vais, com quem vais, se está muita ou pouca gente, a forma como abordas exposições... eu costumo demorar para ver detalhes, por exemplo). Não é uma exposição extensa mas tem muita informação. Leva isso em conta :)

      Eliminar
    2. Eu demorei entre hora e meia a duas horas.

      Eliminar
  2. Também fui e gostei tanto! Senti-me uma criança outra vez, quase chorei no início quando estavam a mostrar clips dos filmes ahaha agora a próxima visita é aos estúdios em Londres :p

    ResponderEliminar
  3. Opaaaaa, apesar de os preços não serem convidativos, preciso tanto disto. Obrigada pela review, vou voltar a ponderar!

    ResponderEliminar
  4. Gostei tanto! Falta-me ir aos estúdios em Londres :)

    ResponderEliminar
  5. não vou ter oportunidade de ir à exposição em Lisboa, mas espero em breve poder ir ao de Londres!!! :D
    Gostei deste post :)

    In Blue Shades

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)