LIVROS || Gmorning, Gnight!


É a primeira vez que escrevo um artigo de opinião sobre um livro que ainda não terminei, mas a razão é legítima!
Ouvi falar ocasionalmente de Gmorning, Gnight! e, embora nunca tivesse visto o conteúdo do livro, adorei o conceito. Escrito por Lin-Manuel Miranda — o mesmo que escreveu as canções para o filme Moana — o propósito do livro é simples: em cada página, há uma mensagem para lerem de manhã, ao acordar, e outra para ler antes de ir dormir. Uma mensagem de bom dia e boa noite.

Porém, quando abri o livro, não era o que estava à espera; eu julgava que, efetivamente, existiam textos, narrativas, para ler de manhã e à noite — reflexões ou pensamentos do autor que faziam sentido serem lidas no nascer e encerramento do dia. Não é o caso. Existe, isso sim, pequenas mensagens, algumas em poema, rápidas e concisas. Confesso que acho que a ideia inicial que tinha do livro era mais interessante mas, ao longo do tempo, tenho ficado verdadeiramente inspirada com as pequenas mensagens.

Todas as mensagens são acompanhadas pelas ilustrações lindíssimas e minimalistas de Jonny Sun, o que tornam Gmorning, Gnight! num livro encantador que começou por ser uma brincadeira carinhosa no Twitter e evoluiu para um livro aconchegante para começar o dia com outra disposição e terminá-lo com pensamentos bons a pairar na mente.

Por isso mesmo é que estou a opinar sobre ele sem o ter terminado. As mensagens são curtas mas tenho cumprido a rotina religiosamente. Mal o despertador toca, ligo a luz do candeeiro, alcanço o livro, leio a minha mensagem de bom dia, observo a ilustração, reflito um pouco e volto a pousar. À noite, o processo inverso. Já pronta para dormir e bem aconchegada, leio a minha mensagem bonita de boa noite, pouso o marcador e o livro na cabeceira e apago a luz. Não é uma rotina simples mas amorosa?

Ainda não existe uma versão portuguesa — mas, se existir, acho que continuo a recomendar a edição original, com os textos em inglês — mas o livro é absolutamente lindo, não só no conteúdo mas também na própria edição, em capa dura, com uma jacket lindíssima e um design gráfico maravilhoso. A dedicatória é especial e sei que é o tipo de livro que, a par do da Rupi, quando terminar, vou regressar às suas páginas para ler um dos textos aleatórios. Se me permitem a sugestão, é um livro fantástico para oferecer como presente.

Autor: Lin-Manuel Miranda
Número de Páginas: 224
Disponível na WOOK (ao comprares através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

6 comentários

  1. Não conhecia mas estou curiosa!!
    O conceito parece-me muito inspiracional, parece-me que ia gostar bastante de ter essa pequena rotina todas as manhãs e noites!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  2. Ahhh adorei o conceito! Já para não falar da harmonia da capa! ✨😲

    ResponderEliminar
  3. Parece-me tão enternecedor que acho que vou guardá-lo já na wishlist!
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Wow que conceito inspirador e interessante. Deve saber bem começar e terminar o dia com mensagens dessas :)

    ResponderEliminar
  5. Eu conhecia o Lin-Manuel Miranda do musical do Hamilton. Nem sabia que ele escrevia livros. Muito curiosa :D

    3200 Degrees // Instagram

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.