PASSAPORTE || Guia de Torres Vedras


Há sempre um lado pessoal nas cidades que adoro. Onde gostamos de comer, passear ou simplesmente estar! Acredito que refletem bem a nossa identidade. Este ano, quero mostrar-vos alguns dos meus lugares preferidos das cidades da minha vida e a momondo propôs-me começar com Torres Vedras. Aceitam-me como vossa guia? 

Carnaval de Torres Vedras | É a imagem de marca da nossa cidade e com todo o mérito. Um carnaval único, com tradições locais (que inspiraram o Brasil e não o contrário) e um ambiente alegre e jovial. A cidade enche e até os mais céticos em vestir disfarces deixam-se render. Acredito que um dos segredos para o sucesso deste evento prende-se no facto de se esperar que todos tenham uma participação ativa e que contribuam para a festa com a sua boa disposição. É tudo o que veem na televisão, mas melhor. 

Império | O lugar onde mora o melhor cheesecake de sempre (juro)! Mas não é a única estrela! Podem contar com a famosa tarte de limão (nunca comi outra igual) e com o mais recente lançamento que já é um dos favoritos: os naked cakes. De chocolate ou red velvet, dão alegria aos olhos e ao paladar. Não há nada que o Império faça mal! Podem provar todos estes doces à fatia ou por encomenda e desfrutar do espaço giríssimo com esplanada que fica bem no centro da cidade. O Monumento do Carnaval (a estrutura que todos os anos surge na televisão, com vários bonecos) fica sempre montada por perto. Mesmo atrás do Monumento, fica o Império. 

Parque Verde da Várzea | O nosso espaço verde de eleição! Um parque que conta com um relvado maravilhoso para sestas à sombra das árvores, um parque infantil muito bem cuidado, um espaço para skate, patins e bicicletas, um campo de jogos coletivos e ainda um caminho de terra batida, ideal para caminhadas e corridas. Com o rio a passar, muitos patinhos e pontes, é o lugar perfeito para um ponto de encontro. 

Santa Cruz | Fica a 15 minutos de Torres e é para onde corremos para abraçar o mar. Ventosa, com ondas robustas e um areal extenso, o nosso verão é construído aqui. Se estiverem munidos com um pára-vento e uma sweatshirt no fundo da mala, têm um belo dia de praia garantido. Se praticarem surf, os vossos olhos vão brilhar com as ondas. Santa Cruz conta ainda com muitas mercearias, comércio balnear, restaurantes e espaços de diversão noturna. As minhas praias preferidas são a do Navio e a da Vigia, por serem as mais sossegadas. 

O Spaguetti | Um dos melhores restaurantes italianos que já experimentei. Localizado em Santa Cruz, é um espaço bem pequenino com cozinha aberta e gastronomia italiana gourmet. O ambiente é sempre a meia-luz e convidativo a um encontro a dois para partilhar pratos e histórias. As estrelas, claro, são as massas e saio sempre de lá com uma experiência de sabores incrível. N’O Spaguetti, esqueço-me que estou perto do mar e viajo para Milão. 

Avó Gama | Para mim, a melhor casa de chá. Ir à casa da Avó Gama é entrar numa casa de bonecas. Pequenina, acolhedora, com uma decoração amorosa em tons pastel, sempre com música jazz a tocar baixinho. Scones, crepes (doces e salgados), queques, bolos… Podem pedir o que quiserem sem medo de serem felizes. Não sou doida por queques mas abro sempre exceção na Avó Gama. Um lugar para se (bem) estar. 

O Pormenor | Na 'rua das tias' encontra-se uma maravilhosa loja de decoração de interiores. É uma das minhas lojas preferidas para encontrar artigos de decoração e de casa sofisticados, giros, com linhas atuais e numa boa relação qualidade-preço. A loja faz cenários decorativos onde podemos encontrar inspiração e somos sempre recebidos com uma amabilidade inigualável. A garantia é sempre de peças únicas e muito bonitas para a vossa casa. Sempre que levo algum artigo de lá (para mim ou para oferecer) recebo dezenas de elogios e questões 'de onde é?' 

Nutwood | A minha gelataria de eleição! Além dos sabores tradicionais, podem contar com outros muito originais que vão mudando de acordo com a sazonalidade. É na Nutwood que também podem encontrar os famosos gelados para cães. Além dos gelados, têm ainda deliciosos chocolates quentes (há um com malteasers que é bom demais!), pratos salgados e jogos de tabuleiro para tornarem a vossa tarde mais divertida. Ah, e podem levar caixas de gelado para casa, também! 

Dose | A minha pizzaria preferida ever! Se gostam de pizza de base média/fina e com o queijo derretido a borbulhar, estão no lugar certo. Pequenina, mas sempre com um atendimento simpático e muito divertido, tenho a certeza de que vão viver uma boa experiência. A carta é variada mas a minha preferida será sempre A Camponesa (sem ovo!). É a pizzaria de eleição da cidade. Quando queremos um bom serão de gordice, é para lá que todos nós vamos. 

MindSculp | Se gostam de jogos de tabuleiro, este é o ponto de encontro ideal! A Mindsculp é uma loja simples e com um conceito incrível; além de vender artigos de colecionador (cartas, Funko, figuras), existe uma variedade gigante de jogos de tabuleiro para comprar ou jogar no próprio espaço. Há jogos para todos os gostos e idades e quem nos atende fá-lo com a maior simpatia e preocupação em nos dar a conhecer as regras dos jogos. Com um horário bem flexível, um serão de jogos é sempre um ótimo plano. 

Átrio | O meu lugar favorito dos últimos tempos por ser um restaurante que reúne (bem) vários tipos de cozinha, vários tipos de ocasiões e vários tipos de carteira. Do sushi, passando para grelhados, hambúrgueres, petiscos ou massas, tem conquistado cada Torriense com carinho e talento. Confesso que as minhas combinações preferidas são quando o ponto de encontro é por lá.

Publicação escrita em parceria com a momondo.

5 comentários

  1. Olá Inês,

    Concordo contigo em praticamente tudo, mas falta-te um ponto: o pastel de feijão.
    Para mim, depois do fecho da Brazileira, e após ter ficado órfão de um bom pastel de feijão, descobri o da Casa Benjamim. Não só o pastel de feijão, mas como a tarde e até a sobremesa.

    Quanto a Santa Cruz, e porque cada um tem o seu gosto, gosto bastante do Vela d'Ouro e do Manjar Real (desde que com os antigos donos)! Mas gostos são gostos, e não se discutem. Partilham-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ótimas sugestões, Pedro, muito obrigada pelo complemento! :D

      Eliminar
  2. Não conheço Torres, mas fiquei curiosa com alguns dos sítios que descreveste. Então, tanto se fala do Carnaval, que fico com muita vontade de ir ver como é.
    Acho que o mais perto que tive foi mesmo na Ericeira (adoro aquele sítio) :p
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Estou a ver pelas descrições, que terei de te visitar por aí! 😏 Fiquei super curiosa com a tua cidade!!!

    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar
  4. Gosto de ler quem fala da sua terra com tanto carinho.

    Deveria fazer o mesmo. Daria uma excelente tag blogosférica. Fica a ideia.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.