FILMES || Dunkirk


Dunkirk é um filme da autoria de Christopher Nolan que arrasou as bilheteiras, em 2017, e retrata uma operação militar, na Segunda Guerra Mundial, para resgatar 400 mil soldados aliados cercados em Dunquerque, em França, pelas tropas alemãs.

São vários os títulos de filmes de guerra e ainda mais saturado está o mercado de retrato à Segunda Guerra Mundial, mas Dunkirk destaca-se — merecidamente — por dois pormenores incríveis na forma como a história é contada; o primeiro é que esta longa-metragem é apresentada sob três perspetivas: terra, ar e mar. A mesma operação é observada do ponto de vista dos soldados cercados nas praias, da Força Aérea e da marinha. O segundo é que o filme é contado sob um efeito de analepse, onde as linhas temporais se misturam com as várias perspetivas. Esta combinação de fatores — bem ao estilo de Nolan — tornam o filme mais dinâmico e imersivo.

Este não é o típico filme de guerra com alto protagonismo dos Estados Unidos — que nem sequer figura na obra — e onde o bem vence o mal. É o retrato de uma das muitas operações e combates que foram necessários não para ganhar nem para perder, mas para sobreviver. Nem todos os combates e datas históricas desta Guerra terrível tiveram um desfecho concreto e vitorioso. Em muitos momentos, a vitória foi conseguirem salvar milhares de soldados confusos, jovens e que não mereciam passar por tamanho desfecho traumático. Dunkirk passa essa mensagem na perfeição, com uma estimulação visual e cinematográfica brilhante, como o realizador já nos vem habituando. Os prémios de Melhor Edição, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som arrecadados nos Oscars são totalmente merecidos.

5 comentários

  1. Para mim, o melhor deste filme foi que não se limitou a contar história. Fezme sentir lá. E se há algo que todos deviamos fazer ao ouvir a nossa história - principalmente a macabra como as guerras - era sentir. Porque só sentindo o medo e angústia - tanto de soldados como de cidadãos - é podemos absorver e fazer algo para que nunca repita. Limitar-se a contar, a saber que aconteceu não muda nada. Sentindo, é uma coisa diferente. E é neste ponto tão importante que Dunkirk ganha e todos os outros filmes de guerra falham.
    Opinião pessoal, claro.

    ResponderEliminar
  2. Dos melhores filmes que me lembro de ver nos "últimos tempos". Todo o lado de observação, que nos põe como simples espectadores impotentes, deixou-me à banda. Poderoso, sem dúvida!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Este filme é mesmo muito bom, sobre este tema é, sem dúvida, dos melhores que vi até hoje. Fantástico!

    ResponderEliminar
  4. Para completar este ponto da História, o filme "Darkest Hour" é perfeito!

    ResponderEliminar
  5. Tenho andado para ver este filme mas ainda não tive oportunidade.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.