LIVROS || Anne Frank: Contos e Outros Escritos


Uma das coisas que pouca gente sabe acerca de Anne Frank — ou se recorda — é que a adolescente tinha um caderno, em paralelo com o famoso Diário, onde escrevia alguns acontecimentos do anexo e as suas histórias de ficção. É algo que a própria refere rápida e vagamente numa das suas entradas do Diário, especialmente quando escuta na rádio que, após a Guerra terminar, esperam poder recolher alguns dos diários que tantos escreveram ao longo da época, para poderem publicar. É a partir daí que Anne começa a organizar melhor o seu Diário e a separar conteúdos. Alguns, ficaram para sempre guardados nesse caderno menos popular e, ao longo dos anos, foram selecionados contos para serem publicados em pequenos livros. Em 2017, o primeiro livro, com todo o conteúdo do caderno foi, finalmente, lançado, graças à Fundação Anne Frank: Anne Frank, Contos e Outros Escritos.

Há livros que realmente penso que foram editados para mim. Este é um deles. Tendo em conta que só li a versão definitiva d'O Diário de Anne Frank, houve certas entradas do Diário que nunca cheguei a ler (porque só eram contempladas noutras versões). Através desta obra pude lê-las e ainda conhecer os contos que Anne Frank foi imaginando ao longo dos anos em que esteve escondida no Anexo. De certa forma, foi como um presente final: depois de já ter lido e relido o Diário, sublinhar passagens, escrever, ao longo do meu crescimento, notas pessoais nas laterais das páginas e de já conhecer a sua história de uma ponta à outra, conseguem imaginar a minha felicidade por poder ler conteúdo inédito da própria? Para mim, e levando em consideração que O Diário de Anne Frank é o meu livro mais precioso, é absolutamente especial. Não sei se será um livro absolutamente imperdível para quem não tem afinidade particular com o livro original, mas sem dúvida que é incrível ver Anne Frank num registo que não o de diarista, que já tão bem conhecemos.

Li O Diário de Anne Frank com uma idade próxima da adolescente e o livro foi-me oferecido pela minha mãe. É um dos presentes que guardo com mais carinho. É muito emocionante que este livro também tenha uma história e um simbolismo sobre como foi parar às minhas mãos. Um detalhe que vou deixar particular, mas que me deixa de lágrimas nos olhos sempre que olho para a capa.

Autora: Anne Frank
Número de Páginas: 194
Disponível na WOOK (ao comprares através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

2 comentários

  1. Obrigada pela partilha! Li recentemente, e pela primeira vez, a verão definitiva do Diário, onde refere rapidamente a existência de outro caderno, mas não sabia que realmente estava publicado.

    ResponderEliminar
  2. Quero muito muito ler os contos da Anne, também te aconselho o livro "os últimos sete meses de Anne frank". É uma espécie de documentário em que a autora conversa com algumas mulheres que se cruzaram com Anne

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.