(DE)CORAÇÃO || Os Detalhes


Os detalhes importam, e o Natal ensina-nos precisamente isso. Nunca importou o presente, as luzes, a comida, o número de convidados, o primor das decorações da nossa cidade. Sempre foi o pormenor do laço no embrulho; o tom quente da luz amarela num dia frio; a receita especial que só fazemos nesta época, e que tem sempre o sabor de outros Natais; as pessoas que importam. 

É fácil gostar do Natal quando toda a família delira com ele; com anos que trazem mais ou menos entusiasmo, familiares com mais ou menos espírito, temos sempre resposta e provocamos a disposição do Natal uns nos outros.
Gostamos de decoração, dos pormenores, de usar os artigos de sempre, que estão connosco geração após geração e que nos reavivam a memória. Inventamos muito, sempre! Estamos constantemente a pensar como é que vamos decorar, desta vez, todos os recantos, que nova cara podemos dar às nossas decorações que trazem sempre nostalgia.

Adoro (ainda mais) entrar em casa, no Natal. A luz quente e amarelada das luzinhas na sala a meia luz trazem o conforto depois de um dia gelado, a lareira vestida a rigor, musiquinhas de Natal por todo o lado e doces sazonais para não desesperarmos de ansiedade e desejo da mesa das sobremesas — quase como um calendário do advento docinho.

 
Gosto de assistir aos filmes de Natal lamechas com a minha mãe, embora eu adormeça sempre no aconchego do sofá e de uma manta. É inevitável; com uma iluminação relaxante, o calor da chama, a barriguinha cheia de pratos apetitosos e a alegria de uma época que só faz sentido celebrar em família, como não adormecer lentamente e sem dar conta?

As nossas decorações reavivam o espírito de uma altura que é muito querida por todos nós. Sempre gostámos de estar à mesa, de fazer algazarra na cozinha, de partilhar pratos gostosos e de perder a conta das horas na companhia uns dos outros. Fazemos isto de Janeiro a Dezembro, arranjando sempre as desculpas mais esfarrapadas para nos reunirmos, mas o Natal dispensa razões: concretizamos o que já fazemos, com uns toques especiais e um volume mais exacerbado de entradas e docinhos. A troca de presentes é, também, um acontecimento extraordinário do programa que já gostamos de cumprir.


Ficam os detalhes de casa, que emolduram a ocasião e dão um toque especial. Não são as decorações que fazem o Natal, mas certamente o Natal não é o mesmo sem elas.

7 comentários

  1. Como já te tinha dito, no instagram, adoro a tua forma de fotografar o natal. Simples, delicada, bonita, festiva, de coração tal como diz o título deste post. Feliz Natal, Inês :)

    ResponderEliminar
  2. Que amor de fotografias, que amor de texto e que amor de decorações. Vê-se que vives mesmo o Natal em grande! E é tão bom ver que alguém vive o Natal como eu.

    ResponderEliminar
  3. Fotos tão queridas, adorei , decoração tão gira.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
  4. Só detalhes bonitos Inês, assim até os mais cépticos ficam apaixonados pelo Natal.:p

    https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. O espírito natalício reina aqui no Bobby Pins e no teu Instagram!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Que vontade gigantesca de me teletransportar já já para tua casa. <3
    Estou a ler isto enroscadinha na minha mami e identificar-me mais seria impossível!!!

    ResponderEliminar
  7. Entrei nesta publicação por puro acaso - pois que não é normal da minha parte, nesta altura do semestre, deambular pelo feed do blogger! -, mas eis que te posso garantir que terminarei este dia mais inspirada do que estava e que enterrei uma nova sementinha no meu ser, da qual brotará imenso! :P

    Obrigada, miúda! Que detalhes, que texto e que aura maravilhosos! ♥
    Beijo grande,
    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.