sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

(DE)CORAÇÃO || Os Detalhes


Os detalhes importam, e o Natal ensina-nos precisamente isso. Nunca importou o presente, as luzes, a comida, o número de convidados, o primor das decorações da nossa cidade. Sempre foi o pormenor do laço no embrulho; o tom quente da luz amarela num dia frio; a receita especial que só fazemos nesta época, e que tem sempre o sabor de outros Natais; as pessoas que importam. 

É fácil gostar do Natal quando toda a família delira com ele; com anos que trazem mais ou menos entusiasmo, familiares com mais ou menos espírito, temos sempre resposta e provocamos a disposição do Natal uns nos outros.
Gostamos de decoração, dos pormenores, de usar os artigos de sempre, que estão connosco geração após geração e que nos reavivam a memória. Inventamos muito, sempre! Estamos constantemente a pensar como é que vamos decorar, desta vez, todos os recantos, que nova cara podemos dar às nossas decorações que trazem sempre nostalgia.

Adoro (ainda mais) entrar em casa, no Natal. A luz quente e amarelada das luzinhas na sala a meia luz trazem o conforto depois de um dia gelado, a lareira vestida a rigor, musiquinhas de Natal por todo o lado e doces sazonais para não desesperarmos de ansiedade e desejo da mesa das sobremesas — quase como um calendário do advento docinho.

 
Gosto de assistir aos filmes de Natal lamechas com a minha mãe, embora eu adormeça sempre no aconchego do sofá e de uma manta. É inevitável; com uma iluminação relaxante, o calor da chama, a barriguinha cheia de pratos apetitosos e a alegria de uma época que só faz sentido celebrar em família, como não adormecer lentamente e sem dar conta?

As nossas decorações reavivam o espírito de uma altura que é muito querida por todos nós. Sempre gostámos de estar à mesa, de fazer algazarra na cozinha, de partilhar pratos gostosos e de perder a conta das horas na companhia uns dos outros. Fazemos isto de Janeiro a Dezembro, arranjando sempre as desculpas mais esfarrapadas para nos reunirmos, mas o Natal dispensa razões: concretizamos o que já fazemos, com uns toques especiais e um volume mais exacerbado de entradas e docinhos. A troca de presentes é, também, um acontecimento extraordinário do programa que já gostamos de cumprir.


Ficam os detalhes de casa, que emolduram a ocasião e dão um toque especial. Não são as decorações que fazem o Natal, mas certamente o Natal não é o mesmo sem elas.

7 comentários:

  1. Como já te tinha dito, no instagram, adoro a tua forma de fotografar o natal. Simples, delicada, bonita, festiva, de coração tal como diz o título deste post. Feliz Natal, Inês :)

    ResponderEliminar
  2. Que amor de fotografias, que amor de texto e que amor de decorações. Vê-se que vives mesmo o Natal em grande! E é tão bom ver que alguém vive o Natal como eu.

    ResponderEliminar
  3. Fotos tão queridas, adorei , decoração tão gira.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
  4. Só detalhes bonitos Inês, assim até os mais cépticos ficam apaixonados pelo Natal.:p

    https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. O espírito natalício reina aqui no Bobby Pins e no teu Instagram!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Que vontade gigantesca de me teletransportar já já para tua casa. <3
    Estou a ler isto enroscadinha na minha mami e identificar-me mais seria impossível!!!

    ResponderEliminar
  7. Entrei nesta publicação por puro acaso - pois que não é normal da minha parte, nesta altura do semestre, deambular pelo feed do blogger! -, mas eis que te posso garantir que terminarei este dia mais inspirada do que estava e que enterrei uma nova sementinha no meu ser, da qual brotará imenso! :P

    Obrigada, miúda! Que detalhes, que texto e que aura maravilhosos! ♥
    Beijo grande,
    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)