BOM GARFO || Manteigaria

 LISBOA

Pastéis de Belém. Fábrica da Nata. Manteigaria. São estes os principais pontos do roteiro lisboeta para encontrar o pastel de nata perfeito da capital. Uns dirão que não está em nenhum dos três. Outros defendem o seu local preferido com unhas e dentes. E eu estava à espera de provar os da Manteigaria — os únicos que me faltavam — para poder dar o meu veredicto (guloso) final.

Numa loja pequenina, bem iluminada e pertinho do Largo Camões, o logótipo das mãos não nos deixa enganar mas, para os mais distraídos, o cheirinho maravilhoso guia qualquer um até à entrada, que deixa à vista um balcão de vidro que guarda dezenas de pastéis de nata. Foram muitas — muitas mesmo! — as pessoas que declararam que o pastel de nata da Manteigaria era o melhor de Lisboa e precisava de confirmar isso com o meu próprio palato.

Num dia frio de Dezembro e que pedia um pequeno doce quentinho, pedimos um para cada uma. Ambas já tínhamos provado os pastéis das outras casas e ouvido as mesmas promessas. A massa folhada é crocante e o creme deixa adivinhar alguns sabores como o ovo e o toque do limão. Embora seja apreciadora do limão em quase tudo, não creio que seja um elemento fundamental para este pastel, e concordámos que o sabor é muito próximo ao da Pastéis de Belém.

É delicioso, mas não é o meu (nosso) preferido. Pessoalmente, sou apreciadora dos pastéis cujo creme tem um sabor mais natado e onde o ovo não tem tanto destaque no paladar, pelo que, na minha opinião, os melhores pastéis de nata de Lisboa estão na Fábrica da Nata. Para mim, são os mais deliciosos, embora os outros dois não lhe fiquem nada atrás. No fundo, creio que vou acabar por usar a minha localização a favor e, sempre que o desejo despertar, vou visitar o mais próximo, mas na possibilidade de escolher — ou só vos recomendar — um, o meu coração e gosto vão para os da Fábrica da Nata.
Não creio que esta discussão intemporal ganhe um desfecho graças à minha publicação, mas sem dúvida de que agora posso juntar-me à mesa enquanto arguente. 

Já experimentaram? Qual é o vosso pastel de nata (em Lisboa) preferido?
______________________________
Rua do Loreto, 2, 1200-108,
Lisboa
Contacto: 213 471 492

2 comentários

  1. Esses nunca experimentei, os meus favoritos continuam os Pastéis de Belém! Beijinhos, Inês! Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Já experimentei estes e os Pastéis de Belém e gostei muito mais destes. Muito sinceramente, não sei porquê, mas já pedi que me trouxessem mais da próxima vez que forem a Lisboa. :D
    Quando for ao Porto, vou passar na Fábrica da Nata - que acredito ser da mesma empresa - para também provar a iguaria. :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.