FILMES || Seis Sugestões para o Halloween

Se há coisa que é muito típica na minha família, é celebrarmos o Halloween. Bom, da forma como podemos, já que não vivemos num país pertencente à cultura do Dia das Bruxas, mas gostamos e eu sei que muitos leitores também gostam desta ocasião e de todas as decorações, livros e filmes que se vêem por aí.
Eu associo o Halloween não tanto ao clima de festa  até porque, em Portugal, as festas de Halloween são mais tenebrosas que o próprio Dia das Bruxas  mas a algo muito familiar porque fazemos sempre tudo juntos; esculpimos abóboras na bancada comprida da cozinha e competimos para ver quem fez a cara mais assustadora, comemos doces típicos e vemos filmes de Halloween em conjunto, com pipocas incluídas. Acaba por ser um ambiente muito hygge e outonal. E para quem desejar recrear um momento destes  é maravilhoso  decidi trazer seis sugestões de filmes com a temática do Halloween. Não são de terror ou nada que se pareça, aliás, são filmes que até as crianças podem assistir, apenas envolvem o Halloween e tornam o serão mais temático. A maior parte deles eu assisti em criança, portanto, muitos deles têm um toque nostálgico para mim e fazem parte da minha identidade.


The Nightmare Before Christmas
Nós deixamos sempre este filme para o fim porque é uma espécie de transição do espírito de Halloween para o de Natal. Neste filme do Tim Burton, o esqueleto Jack está farto de ser o Rei das Abóboras e de celebrar o Halloween todos os anos, nas mesmas rotinas e condições. Anseia por algo novo e, inesperadamente, dá de caras com a Terra do Natal, que o apaixona, intriga e provoca-lhe o desejo de se transportar para esse mundo caloroso.
É um musical cheio de criaturas assustadoras mas que nos cativam e que mistura dois mundos, à partida, apenas próximos pelas datas: Halloween e Natal. Acho a construção da história maravilhosa e aguardo todos os anos ansiosamente para poder cantar "This is Halloween, this is Halloween (...)"


Hocus Pocus
O filme mais Halloweenesco de sempre e o meu preferido desta lista. Na verdade, em Portugal, este filme passou completamente despercebido, mas nos Estados Unidos é o filme de Halloween
Três jovens vão visitar uma casa abandonada, ignorando a lenda que a torna assombrada. Max, um dos elementos do grupo, acaba por acidentalmente libertar as três irmãs bruxas que moravam, em tempos, nessa casa e que decidem, agora, vingar-se e recuperar o tempo perdido, criando poções onde são necessárias crianças para que recuperem a sua jovialidade, beleza e se tornem imortais. Os jovens vêem-se desesperados para roubar o livro de magia que torna a poção possível, com uma ajuda muito especial.
Um pormenor muito engraçado é uma das atrizes que faz parte do elenco. Sarah Jessica Parker diz-vos alguma coisa? É extraordinário como passou de bruxa tontinha a Vogue addicted na cidade que nunca dorme, incrível quando os atores têm esta capacidade de se transformarem por completo. 
É uma produção Disney e aquele que faço questão de ver em primeiro lugar!


The Haunted Mansion
A família Evers decide tirar umas férias para desfrutarem de um tempo de qualidade depois de o trabalho roubar quase todo o tempo disponível do pai para estar com os filhos. Durante a viagem, decidem fazer uma paragem para ver uma mansão e descobrem da forma mais assustadora que a casa, afinal, é assombrada e sofre de uma terrível maldição.
O quanto eu adorava quando isto passava no Disney Channel, todos os Halloweens. É um dos meus preferidos também, a par do Hocus Pocus, cheio de mistérios e com os ingredientes Halloweenescos todos para se tornar num serão assombrado.
Quando fui à Disneyland já conhecia este filme, portanto, foi extraordinário ir à Casa Assombrada do parque, que é inspirada neste filme, e que me permitiu viver todas as experiências aterradoras mostradas no filme. Se também já foram à Disneyland e à Casa Assombrada de lá, aproveitem para ver o filme, as vossas recordações vão reavivar! 


A Casa do Mickey Mouse: Vilões
Este é, definitivamente, o filme para toda a família — petizagem mais do que incluída. A malta da minha idade é capaz de recordar um programa de animação do Disney Channel chamado A Casa do Mickey Mouse, um espetáculo promovido pelo Mickey e companhia onde os convidados eram sempre as personagens mais icónicas dos filmes clássicos da Disney. Consistia na transmissão de sketchs antigos e, para esta ocasião de Halloween lançaram, na altura, um filme sobre o programa, onde a temática era o Dia das Bruxas e a transmissão era de sketchs dos mais variados anos, todos relacionados com o Halloween. Porém, durante o espetáculo, os vilões, liderados por Jafar, têm um plano maquiavélico preparado para a meia-noite...
É o filme que satisfaz todas as idades. Os mais pequenos pela dose de animação, os graúdos por reverem algumas das suas personagens preferidas. Algo que adoro neste filme é que tem o verdadeiro sentido infantil e puro do Halloween, com os fantasmas, as abóboras, os planos das bruxas... Guarda o conceito orgânico que sempre me fascinou em criança.


Halloweentown
O maior clássico do Disney Channel, certo? Um filme que marcou a minha infância e que, atualmente, traz sempre consigo o sabor da nostalgia e do reconforto. Marnie tem 13 anos quando descobre pela avó que é uma bruxa. A mãe sempre guardou segredo e tentou afastar os filhos das festividades relacionadas com o Halloween, julgando protegê-los. Mas se Marnie não explorar os seus poderes, pode perdê-los para sempre. Enquanto isso, algo de negro assombra a cidade...
Abóboras, bruxas, criaturas sobrenaturais e uma história transversal. Que mais podemos pedir?


Coco
Terminamos com a sugestão mais recente desta lista — mas não menos amada por isso. Coco é um filme de animação Disney que decorre no México, precisamente no Dia de Los Muertos — a celebração de Halloween da cultura mexicana. Miguel é apaixonado por música, mas não pode explorar o seu talento por viver num seio familiar que despreza e proíbe essa arte por perto. O seu sonho é chegar ao nível de Ernesto de La Cruz, um famoso músico que morreu tragicamente. Ao ver que decorre um concurso de talentos na cidade durante a celebração do Dia dos Mortos, Miguel decide abdicar da celebração tipicamente familiar para seguir o seu sonho. E é quando tenta roubar a famosa guitarra de Ernesto de La Cruz que toda a aventura começa...
O verdadeiro filme familiar, cheio de mensagens valiosas e emocionantes — não me responsabilizo pelas lágrimas! Repleto de referências à cultura mexicana e à famosa celebração — para desenjoar um pouco das referências tipicamente americanas/britânicas do Halloween —, é um filme quentinho no coração onde podemos contar com uma aventura de outro mundo (literalmente!), esqueletos fofinhos, música animada e uma qualidade de imagem estrondosa. Podem saber mais detalhes do filme nesta publicação. Se andaram a adiar ver este filme, aproveitem a ocasião!

4 comentários

  1. Ao contrário da tua família na minha não há uma ligação ao Halloween (só mais virados para o Dia de Todos os Santos festejado no dia seguinte) mas adoro filmes em que essa é a tematica. Hocus Pocus é então um clássico, viste a celebração que recentemente pelo 25º aniversário do filme?

    Último Post: Please, Luke, please, please, please... | Gilmore Girls [2000-2007] | Woah Arabella Blog | Instagram | Twitter/

    ResponderEliminar
  2. Ainda hoje me lembrei do Halloweentown! Adorava quando passava no Disney Channel. Como esquecer aquele esqueleto-taxista? De todos, acho que é esse mesmo que vou ver hoje à noite!

    ResponderEliminar
  3. Adoro o Coco!
    Para além da música e de tudo a ela associado, acho que a história foi mesmo bem construída e, mesmo com 22 anos, consigo continuar a chorar a ver filmes de animação!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.