segunda-feira, 29 de outubro de 2018

SÉRIES || The Haunting of Hill House


The Haunting of Hill House é a série de terror que nos fala sobre a família Crain, composta por Hugh, Olívia e os seus cinco filhos, que se mudam temporariamente para a mansão Hill com o objetivo de a recuperar e deixar apta para venda. No entanto, estranhos acontecimentos assombram as crianças e só conseguem uma escapatória na derradeira noite, que nunca mais esquecem e que deixa marcas que os perseguem até à maioridade.

É precipitado referir The Haunting of Hill House como (apenas) uma série de terror. Mas não se iludam: é o conteúdo perfeito para quem gosta de terror. Há sustos para todos os gostos (e são bons!), cenas arrepiantes e uma história de confusão e incerteza que nos leva ao limite até ao meio da primeira e, até à data, única temporada, momento em que o pano começa levemente a despontar e tudo nos começa a parecer mais claro (e ainda mais assustador). Parece impossível que saber tudo o que se passou assuste mais do que não saber o que está por detrás da cortina (ou, neste caso, porta)? Sim, mas série demonstra-o na perfeição.

No entanto, a história é rica, o que se revela raro nos conteúdos de terror, hoje em dia. Os jumpscares não são o ponto de destaque — tampouco abusam deles — mas as personagens e as suas histórias sim, desenvolvendo-as e permitindo-nos criar empatia com todas elas. É também digno de referir a qualidade dos cenários, as cores, a fotografia aberta — que nos revela inúmeros detalhes arrepiantes, pelo que vos recomendo olhos abertos em qualquer ocasião! — a naturalidade real dos diálogos e das ações dos atores — eles gaguejam, repetem-se, tropeçam. Não estão desenhados para serem personagens e sim humanos— e as técnicas de gravação (algumas com o perfil 'one take' o que nos deixa boquiabertos e com o dobro da tensão).

É a série perfeita para esta época de Halloween e que eu não queria deixar passar a ocasião sem a assistir. Tendo em conta a atual realidade acerca dos filmes e séries de terror, é uma lufada de ar fresco encontrar uma produção com uma história que nos intrigue, agarre e devore, com elementos que nos apavoram e nos deixam na penumbra até ao momento certo para serem revelados. The Haunting of Hill House demonstra-nos que os verdadeiros fantasmas estão dentro das nossas relações, pensamentos e vícios.

6 comentários:

  1. Já ando curiosa com essa serie desde que saiu o primeiro trailer. Tenho mesmo que ver!

    3200 Degrees - Lifestyle and Photography ❤

    ResponderEliminar
  2. Gostei tanto desta série, uma das melhores que vi nos últimos tempos :)

    ResponderEliminar
  3. Estou louca com esta série! Nunca tinha visto uma série de terror tão boa ou tão assustadora... nem com 9.0 no IMDB! Isto é importante, porque muita gente desconfia do género de terror e da qualidade dos filmes/séries, por isso - no que diz respeito à Maldição de Hill House - vão à confiança! :D

    ResponderEliminar
  4. Estou super curiosa, mas assusto-me com tanta facilidade que continuo a passar por ela no menu do Netflix sem lhe ligar nenhuma!

    ResponderEliminar
  5. Parece-me um ótima sugestão porque gosto muito de terror e concordo que numa era em que é tudo mais do mesmo, precisamos de novas histórias :)
    Obrigada pela partilha, beijinho

    ResponderEliminar
  6. Eu comecei a assistir essa série acho que no final do ano passado, mas fiquei com muito medo hehe parei no quinto episódio e pensei em desistir.
    Esse ano descobri que a série é inspirada em um livro da Shirley Jackson e isso me fez ficar com vontade de tentar superar o medo e continuar com ela. Só não sei se vou querer ler o livro antes de fazer isso hehe
    Adorei o post e a dica :)

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)