APP || SLOWLY


Quem chegou a ter pen pals? Na minha escola secundária, existia até um clube que acabou por perder a força e encerrar. Para quê perder tempo a escrever cartas quando as novas tecnologias e formas de comunicação fervilhavam, como o MSN, o Hi5, o Facebook? Até com um e-mail conseguíamos obter as respostas mais depressa.

Curioso como essa mesma tecnologia fez os pen pals regressar. SLOWLY é, possivelmente, a app mais original que já conheci: dá-vos a possibilidade de se comunicarem com qualquer pessoa do mundo, sendo que as vossas mensagens têm um tempo de envio e de chegada semelhantes aos dos correios: quanto maior a distância entre vocês, maior o tempo entre correspondência.

No vosso perfil, podem filtrar várias informações e gerir a vossa privacidade, mas há dados que são acessíveis a qualquer perfil e que são-vos solicitados que preencham no momento de inscrição, tais como o vosso país, os temas com os quais têm mais interesse em falar — animais, escrita, fotografia, viagens, filmes, política, saúde (...) — e as línguas com que gostariam de se comunicar, sendo que em cada uma delas podem também atribuir um nível de compreensão. Por exemplo, no meu caso seleccionei o português e o inglês como língua nativa e fluente, respectivamente, e o alemão como interessada/iniciada, uma vez que já só me faltam dois módulos para terminar o curso no Duolingo e gostaria de colocar mais em prática os meus conhecimentos.

Podem seleccionar com quem se querem comunicar ou permitir que o SLOWLY faça um auto-match, cruzando os dados de temas e línguas que têm em comum. A app informa o tempo estimado entre cada correspondência e ainda têm uma página de 'troféus' que, neste caso, são selos, onde podem coleccionar selos dos países onde trocaram correspondência. Podem até acabar por comunicar com alguém do vosso próprio país. No momento em que vos escrevo, troco correspondência na Turquia e na Índia e o que dá mais graça é que os meus pen pals correspondem ao que é esperado num pen pal, sem interesses manhosos nem arruinando a piada nem a ideia. Tem sido absolutamente enriquecedor e divertido!

Substitui o prazer do envelope físico com a carta, a caligrafia única e a ideia de que íamos ter correspondência à nossa espera? Não. Mas a aplicação traz de volta um conceito que sempre achei incrível e que não tinha sobrevivido à adaptação tecnológica até então: a ideia de conhecer pessoas diferentes, de culturas diferentes e trocar experiências e ideias a partir dessa diferença. A aplicação é gratuita e está disponível para iOS e Android. Escusado será dizer que estou fã! Já conheciam a app? E com que países já trocaram correspondência? Quem sabe se não troco, um dia, uma carta digital convosco!

11 comentários

  1. Não conhecia a app, mas depois de ter lido este texto, inscrevi-me e adorei o seu conceito. Havia um site semelhante a isso que era o InterPals, não sei se chegaste a conhecer, ainda deve existir por aí.

    Beijinhos

    A Pipoca Mafalda
    apipocamafalda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esta aplicação, mas deixaste-me super intrigada! Vou ter de experimentar!

    Um beijinho,
    https://whaaatifni.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Acreditas que instalei isto hoje porque me foi sugerido pela play store! Adorei o conceito.

    ResponderEliminar
  4. E assim acrescentas uma App ao meu telemóvel. Tenho que explorar isto, que conceito maravilhoso!

    Jiji

    ResponderEliminar
  5. Este post deixou-me com lágrimas de felicidade... Numa altura da minha vida que está a ser tão difícil por tantas razões diferentes, em que me sinto tão desamparada, esta partilha deixou o meu coração a bater com mais força, com esperança. Esta app é tão a minha cara — a começar pela cor, esse amarelo-feliz. Do fundo do coração: muito, muito, muito obrigada querida Inês 💛

    ResponderEliminar
  6. Adorei a ideia, o conceito de pen pal é tão fascinante e tão magnífico, porque a ideia principal é mesmo só conhecer alguém com vivências diferentes e poder partilhar experiências e, no fundo, crescer!

    https://opequenogirassol.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. já instalei mas confesso que ainda não usei

    ResponderEliminar
  8. Enquanto escrevo este comentário, a app está a ser descarregada para o meu telemóvel.
    Nunca tinha ouvido falar, mas o conceito parece-me genial! Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  9. Adorei o conceito e já estou a experimentar!

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia nem tão perto sabia de apps semelhantes!
    Maravilha! Vou fazer o upload!

    JU VIBES | @itsjuvibes ❤

    ResponderEliminar
  11. Nunca conhecia esta app e falar com pessoas que não conheço na internet faz-me um bocado de confusão. Lembra-me sempre o tinder ou outros sites assim, ou aquele programa da MTV, o Catfish, onde raramente as pessoas com quem se fala online são "reais". Mas deixaste-me curiosa

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.