1+3 || Coragem


A coragem é, talvez, um dos traços mais íntimos e pessoais que carregamos connosco. A nossa coragem tem muito pouco de social, interactiva ou com o objectivo de entregar algo aos outros. Pode fazê-lo indirectamente ou como consequência, mas a coragem é pessoal. Visceral. Uma impressão digital interna que espelha muito bem do que somos capazes.

É algo que carregamos cá dentro e que só nós conseguimos explicar ao certo por que existe numas situações e não noutras. Coragem para aguentar numas ocasiões e a coragem de admitir a derrota noutras. Coragem para abrir o coração a alguém quando não a tivemos para outras pessoas da nossa vida. Coragem para nos posicionarmos ou para sabermos que o silêncio é mais eficiente que a voz. Coragem para seguir sonhos. Ir contra a corrente. Superar medos. Viver depois da morte, da separação, do abandono, do coração partido. Ou para ser feliz.

Eu sempre encontrei coragem dentro de mim quando me vi a viver uma situação que jurava a pés juntos que jamais seria capaz de viver. Quando achava que não tinha estrutura para aguentar. Mas também há coragem nas pequenas coisas. E é por isso que a coragem é nossa e não é palpável, definível, quantificável, exemplificativa. Porque o que é coragem para mim, pode não ser para outra pessoa. Mas exigiu dentro de mim uma força, uma ordem, uma energia que não nasce em qualquer situação. E isso faz de mim uma corajosa. Faz de todos nós, aliás.

De uma forma ou de outra, todos temos dentro de nós um toque de bravura que nos leva a dar o passo em frente que nunca julgávamos conseguir dar. E quase que nos olhamos de fora a dá-lo, como se não estivéssemos a reconhecer a pessoa que o está a dar. Nunca o sentimos na pele, estamos sempre de fora do nosso corpo. E faz um certo sentido. Quando temos um momento de coragem, abandonamos o corpo da pessoa que dizia que jamais conseguiria ultrapassar esse obstáculo e, qual fénix, renascemos para sermos alguém com mais bagagem nas costas e mais bravura nos ossos. Porque nos identificamos muito mais com esse novo 'eu' do que com o que deixámos para trás, sem ressentimentos. O que faz de nós corajosos é diferente de pessoa para pessoa. Mas é importante que todos a tenhamos. Porque significa que estamos vivos, aqui, e que queremos aqui estar com toda a força, todo o espírito, toda a identidade e toda a alma que, essa sim, convive connosco desde que observámos o mundo pela primeira vez.

7 comentários

  1. Que texto bonito, Inês. E acho que a definiste na perfeição - seja nos grandes momentos ou nas aparentes pequenas coisas no dia-a-dia, a coragem é muito do que nos define.

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Estou mesmo de lágrimas nos olhos. Às vezes esqueço-me do quão corajosa consigo ser e como isso se vê em todas as pequeninas coisas que vamos conseguindo ao longo da nossa vida. Obrigada por me relembrares sempre da força e bravura que tenho dentro de mim!

    «Coragem para abrir o coração a alguém quando não a tivemos para outras pessoas da nossa vida.» Não fazes ideia como esta parte ficou tão gravada na minha mente.

    Mil vezes obrigada. Um beijo!

    ResponderEliminar
  3. Magnífico, Inês!
    Uma característica tão diferente em cada um de nós e que explicaste tão bem!

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da imagem de que cada momento de coragem nos permite deixar para traz um velho 'eu' para, a cada batalha construir um 'eu' mais autêntico e próximo da nossa verdadeira essência - a essência da nossa alma.

    Concordo plenamente.

    E, todos temos esse poder.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Incrível, gostei muito da tua publicação.
    É mesmo algo nosso e muito pessoal, que está nas pequenas e nas grandes coisas.
    Acredito que somos sempre mais corajosos do que julgamos, no entanto, é normal, válido e frequente que ela nem sempre esteja presente ou demore mais tempo a chegar, pois há momentos e momentos.
    Concordo muito com o teu último parágrafo, passo a passo, vamos-nos tornando ainda mais próximos da pessoa que queremos ser :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que texto bonito, adorei. Parabéns :)

    ResponderEliminar
  7. Excelente texto!! Não poderia mesmo concordar mais contigo Inês! A única coisa que me lembrei à medida que ia lendo o texto - e que considero importante - é exatamente o que dizes sobre a coragem ser uma coisa nossa e dificilmente comparável (nem nisso falhaste!) "o que é coragem para mim, pode não ser para outra pessoa. Mas exigiu dentro de mim uma força, uma ordem, uma energia que não nasce em qualquer situação". É um pormenor que faz toda a diferença no modo de encarar as coisas

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.