FOTOGRAFIA || Ferramentas que Mais Uso


Não é segredo para vocês que adoro fotografia e sou apaixonada por tudo o que a envolve. Gosto de compor a fotografia, gosto de apanhar momentos mais espontâneos, adoro apanhar as expressões reais das pessoas e não as 'pousadas' mas também gosto de as editar, embora me limite bastante às aplicações disponíveis no telemóvel — não sei, de todo, mexer em photoshops ou programas de computador —. Reduzo-me à minha ignorância e uso estas apps que facilitam muito o trabalho e que são mais simples para leigos como eu. E queria partilhar convosco algumas das minhas funcionalidades preferidas e que mais uso, além dos típicos filtros. Estão interessados?

Reparar (Snapseed)
Sempre achei piada ao ícone do penso e há muito que não o dispenso (observem o trocadilho óbvio). Já aconteceu a todos; as migalhas que nos passaram despercebidas na mesa, o guardanapo caído no chão que nem reparámos ou a mancha na parede que chama mais a atenção do que ao visual que queríamos captar. É para esses detalhes que eu uso a função Reparar que, qual Harry Potter, permite que tudo aquilo que assinalamos desapareça e se misture com os padrões já existentes. Aconselho-vos a usarem esta funcionalidade apenas em pormenores pequenos ou quando aquilo que vocês querem eliminar está num fundo homogéneo, caso contrário, a reparação vai notar-se e o efeito fica de péssima qualidade. Também recomendo que aumentem ao máximo a foto e contornem, ao detalhe, aquilo que querem eliminar. Pode ser mais chato do que simplesmente passar o dedo em cima de uma vez, mas a correcção fica mais perfeitinha. É ideal para aperfeiçoar a vossa fotografia e garantir que o foco está naquilo que vocês realmente quiseram captar.

Branquear (Facetune)
Esta é um clássico que eu só pude comprovar quando o Facetune lançou a versão gratuita — que é a que uso e, sinceramente, chega-me perfeitamente —. Esta funcionalidade serve, originalmente, para branquear os dentes mas a maior parte usa para tornar o fundo branco ainda mais branco. Também existe uma funcionalidade parecida no Snapseed — um pincel para aumentar a exposição — mas o Snapseed provoca uma pequena névoa de luz e o Branquear do Facetune fica mais natural (se não abusarem do índice de branqueamento) e com um acabamento mais bonito. Gosto de o usar quando a parede branca tem alguma mancha que altera o tom ou quando acho que o branco está amarelado ou muito escuro. A composição da foto fica mais bonita e agradável ao olhar.

P&B (Facetune)
Sou uma pessoa muito visual e confesso que me faz muita confusão quando vejo algo com cores que não combinam. Como, por exemplo, ver a fotografia em tons neutros e depois encontrar qualquer coisa num laranja fluorescente. Parece sempre que estou a jogar ao "o que está a mais?" porque aquela cor que não pertence à paleta da foto acaba por chamar toda a atenção. E é precisamente nisso que uso a funcionalidade P&B — Preto & Branco —; retiro toda a saturação de algum elemento cuja cor não case com as restantes. Isto torna a vossa fotografia mais harmoniosa e garante que a atenção vai recair no elemento que queriam fotografar e não no holofote de cor desadequada que, do nada, decidiu aparecer na fotografia.

Desfoque (Facetune)
Sejamos sinceros, todas as fotografias ficam mais harmoniosas quando estamos a focar para os elementos certos e quando o fundo não está a competir por atenção. O desfoque do Facetune é o que mais gosto e aquele em que conseguem um trabalho mais natural. Por favor, não utilizem a opção "Auto" nem usem esta ferramenta às três pancadas. Não há nada mais horrível do que ver uma foto de retrato em que metade do vosso cabelo ficou desfocado e depois a grua atrás de vocês está impecável. Ou de ver uma névoa à volta do vosso corpo, como se vocês tivessem tirado a foto dentro de um poliban embaciado. Fica pior do que se tivessem deixado o fundo natural e não fica nada bonito. Esta é a ferramenta mais cansativa e chata porque é a que requer mais cuidado para não ficar com um efeito manhoso. Mas se a manusearem com paciência e cuidado, o resultado pode ser fantástico! Eu gosto muito de a usar quando tiro fotos com o telemóvel, especialmente a objectos e quero que o foco seja inteiramente para esse objecto. Nesta funcionalidade, podem ainda regular a intensidade de desfoque — uma vez mais, regulem esse pormenor com cuidado e façam um desfoque adequado às distâncias para não ficar um efeito amador — e a luz — sabem aquelas fotos em que as luzes ficam às bolinhas brilhantes? É aí que podem regular para ficar com esse efeito —. O meu melhor conselho é que brinquem com essa ferramenta e experimentem-na em fotos diferentes até se sentirem à vontade com ela para fazer coisas mais extraordinárias.

Detalhes (Facetune)
Esta ferramenta resume tudo aquilo em que acredito, no que toca a fotografia: a magia está nos detalhes. O próprio nome já introduz a sua função: realça pormenores que queiram destacar na vossa fotografia. Querem destacar um pouco mais o padrão da vossa camisola, o brilho dos vossos olhos, as esculturas cravadas na pedra de um monumento ou as madeixas do vosso cabelo? É com esta funcionalidade que o conseguem. Uma vez mais, podem regular a intensidade do destaque e eu recomendo muito que também manuseiem esta ferramenta com cuidado. Quanto mais passarem o dedo, mais intenso o detalhe fica na imagem e o efeito fica horroroso. A minha dica é que façam zoom na área que querem destacar e passem levemente o dedo de uma só vez. Depois, podem fazer as correcções necessárias. Quando bem utilizada, esta ferramenta faz a diferença nas vossas fotografias, mesmo que de forma subtil. Todos os detalhes que destacarem ficam mais bonitos, pormenorizados e nítidos de um jeito muito natural. Adoro usá-la quando quero dar uma nitidez especial a pequenos pormenores. Lá está, detalhes.

Gostaram das dicas? Já utilizavam alguma destas ferramentas? Sem dúvida que adoro registos em que não precisamos de mexer em nada mas também gosto muito de brincar! Aliás, é sempre com esta filosofia que edito as minhas fotos; de experimentar, brincar, ver como ficaria se usasse x coisa e surpreender-me com os resultados. Curiosamente, não uso nenhuma destas ferramentas em mim (nem nas pessoas que capto) mas sim no ambiente que me rodeia. Partilhem nos comentários alguma dica extra ou ferramenta que adorem utilizar para que esta publicação fique mais completa! Adoro gerar esta sensação de partilha!

Outras dicas de fotografia já publicadas: From your cell, with love

3 comentários

  1. Já utilizava o Snapseed, com a mesma intenção e gosto bastante. O Facetune não conhecia, mas deste aqui excelentes dicas sobre como aproveitar a aplicação da melhor forma. Obrigada, Inês :)

    ResponderEliminar
  2. Apenas o uso o vscocam e o snapseed e funcionam perfeitamente! Também gosto bastante do lightroom mas neste momento estou sem espaço no telemóvel ahahah

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso do post. Não sabia que o Facetune tinha lançado uma versão gratuita, vou já fazer download :)
    Um grande beijinho,
    C'est Filipa

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.