terça-feira, 21 de novembro de 2017

FILMES || A History of Magic

Quando descobri que o documentário da BBC dedicado ao Harry Potter estava disponível, na íntegra, no Youtube, dei pulos de alegria e preparei-me logo para assistir. 
Para celebrar os 20 anos da publicação de Harry Potter e a Pedra Filosofal, a British Library, em Londres, preparou uma exposição maravilhosa que deu origem a um documentário sobre os mitos, lendas, artefactos e documentos que inspiraram Rowling a iniciar a história do feiticeiro mais acarinhado do mundo. 

Este é um documentário para quem é apaixonado por História, e é tão fascinante ver o quanto o Universo de Harry Potter já existia, na realidade, há centenas de anos! Nele, participam inúmeros especialistas e historiadores que dão algum contexto temporal em relação a certos feitiços, plantas e criaturas nas quais J. K. Rowling pesquisou e incluiu nas aventuras de Harry Potter. Paralelamente, somos ainda apresentados com alguma da magia moderna que acontece na actualidade e conhecemos criadores de varinhas e museus de bruxaria espalhados pelo globo.

O documentário conta ainda com a participação de alguns dos actores da saga que tanto estimamos e que nos vão fazendo o enquadramento dos temas com algumas passagens dos livros, com a participação de J. K. Rowling, que vai partilhando connosco muitos episódios da sua vida que tiveram importância no curso da escrita da história de Harry Potter e com a participação do ilustrador das mais recentes edições de Harry Potter, que revela como faz para passar da imaginação ao papel sem desiludir um único fã.

A History of Magic foi tudo o que esperava e satisfez a minha curiosidade a múltiplos níveis. Serei, para sempre, apaixonada por História (a única disciplina que me custou deixar para trás quando abracei ciências, na escola) e por esta saga tão bem escrita e pensada. O documentário apenas corrobora a genialidade da escritora. É tão confortável de assistir que só vos posso recomendar que façam um chá quentinho e se enrosquem numa maravilhosa manta. Vou deixar aqui em baixo o vídeo que contém o documentário completo e, se necessitarem, podem activar as legendas, que estão disponíveis.

9 comentários:

  1. Obrigada, Obrigada, Obrigada :P Já me deste planos para o meu serão de hoje! Não fazia ideia que isto estava disponibilizado no youtube ^^

    ResponderEliminar
  2. So nice and interesting post darling, great!
    Like it so much. Have a nice day! Follow you!

    Visit me, dear. Hope see you soon. Maleficent

    ResponderEliminar
  3. Que novidade fantásticaaaa! Não fazia ideia, obrigado por este post, Inês! Vou ver, com certeza *.*

    ResponderEliminar
  4. Vou ter que ver! Obrigada pela partilha! :)

    ResponderEliminar
  5. Ainda não tinha tido tempo de assistir a aproveitei o facto de teres deixado aqui o link para seguir a tua sugestão, enroscar-me numa mantinha e fazê-lo. Foi uma hora mágica. Obrigada pelo post, pela sugestão e pelo momento.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela sugestão, Inês. É sempre bom descobrirmos mais uma forma de continuarmos ligados à história de Harry Potter e este documentário parece ser algo a não perder!

    ResponderEliminar
  7. Já sei o que vou fazer o resto da tarde, mil obrigadas!!!!!!!!!! Estou a dar pulos de alegria interiormente porque já estou enroscada na mantinha para começar a ver!

    ResponderEliminar
  8. Vi o documentário alguns dias e adorei! Admiro muito a J.K Rowling e fico bastante impressionada com o facto de ela ter tido tanta criatividade para criar todo este universo mágico à volta de uma história. É mesmo interessante ver aquilo em que ela se inspirou, a história por detrás de muitos detalhes da história.... Adorando História e o mundo do Harry Potter como eu adoro não poderia deixar de ver este documentário.
    As tuas sugestões são sempre muito boas :). Graças às tuas últimas sugestões, já vi a série Genius, Stranger Things ( já tinha ouvido imensa gente a falar desta série mas só comecei a ver de que tu publicaste um post sobre esta. Também não sou muito de séries com criaturas sobrenaturais, por isso hesitei bastante antes de começar a ver) e agora este documentário, fora muitas outras coisas, como apps, que fui experimentando.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)