LIVROS || Cinco Livros para Lerem no Outono


Dá-me um prazer enorme ler livros cujo o ambiente da narrativa e o meu se fundam. Não estou a falar do enredo nem da temática, sequer dos personagens. Falo mesmo da época, do tempo. É uma harmonia que me reconforta na leitura e que me envolve mais no livro. Depois há livros que simplesmente têm algo que os faz tão apetecíveis de ler em determinadas alturas do ano, mesmo que a narrativa não aborde absolutamente nada acerca da estação. É precisamente isso que quero trazer para vocês, meus leitores: cinco sugestões para lerem no tempo outonal. E algumas incluem um toque Halloweenesco!

Por fim, e antes de passar já para as sugestões, quero dedicar inteiramente esta publicação ao Jota, que infelizmente não pôde regressar à blogosfera no timing que desejava mas que ainda tenho esperanças de que tal vai acontecer e que ainda nos vai presentear com as suas ideias, sempre inovadoras e que fazem a blogosfera acordar. Sinto, aliás, sentimos todos saudades disso!


O Livro do Hygge

Talvez este seja o livro mais outonal de todo o sempre. Sobre detalhes e pormenores do conteúdo do livro em si, deixo-vos este link que remete para a minha review feita no início deste ano, porque desta vez quero falar-vos da sensação de prazer que dá ler um livro sobre conforto, aconchego, jazz, luzes de velas, jogos de tabuleiros e chuva lá fora. Estes elementos são tão outonais que só me consigo lembrar de uma única coisa para que fique tudo perfeito: uma caneca de chá bem quentinha. É um livro que nos faz sentir bem, sabem? Que nos deixa bem, não numa vertente eléctrica e super estimulada mas numa perspectiva relaxante, reconfortante, que nos faz sentir o peso dos ombros a esfumar-se e a apreciar as pequenas coisas boas da vida. Hygge é um termo dinamarquês (e de outras regiões do Norte da Europa) muito famoso, mas eu cheguei à conclusão de que já tinha um termo para isso.

Disponível na WOOK

Harry Potter

Alguns dos meus melhores momentos hygge foram passados num sofá, com a luz clara típica dos dias de nevoeiro, com o som da chuva a correr e a bater na janela, uma vela com cheiro a canela, um earl grey pousado na mesinha, música de jazz baixinha, uma manta nas pernas, os pés abraçados por umas meias fofas e um livro de Harry Potter na mão. Há muita gente que tem uma recordação muito natalícia por causa dos filmes, que fazem sempre alusões deslumbrantes do Natal em Hogwarts - e nos livros também -. Mas uma das coisas muito abordadas nos livros da saga (e não tanto nos filmes, tirando talvez o primeiro por causa do episódio do troll) é o Halloween. A fórmula está toda aqui: uma saga sobre magia e feitiçaria, criaturas mágicas - algumas com um pouco de terrorzinho - aventuras que nos fazem esquecer o tempo, uma escrita muito envolvente - J. K. Rowling é mestre -, um castelo cheio de fenómenos e muitas descrições do tempo outonal e do Halloween. Eu gosto muito de reler os primeiros (mais encantados e friendly) assim, neste ambiente. E, este ano, tenho a minha edição especial dos Ravenclaw, portanto, mais contente irei ficar a ler! Se nunca deram oportunidade aos livros, esta é a época ideal para o fazerem!

Disponível na WOOK

Histórias de Um Portugal Assombrado

Não há como negar, esta é uma das minhas sugestões de Halloween. Eu adorei ler este livro, especialmente porque, como o título já denuncia, todo o conteúdo é nacional. A Vanessa Fidalgo - autora - reúne, neste livro, todos os mitos, lendas e contos assombrados de inúmeras localidades espalhadas por todo o país. No final do livro, podem encontrar um índice com todas as localidades registadas por ordem alfabética e as respectivas páginas onde podemos encontrar contos misteriosos ligados a esses locais. Alcoutim, Braga, Faro, Porto, Loulé, Ovar, Valongo... Dezenas! E posso dizer-vos que, sem surpresas, os dois lugares com mais histórias são Lisboa e Sintra - duas localidades que eu conheço na palma da mão, portanto, gostei ainda mais de ler todas as histórias.
Há de tudo, desde fantasmas, casas assombradas, fenómenos recorrentes que ninguém foi capaz de explicar, lendas... E é tudo acompanhado de fotografias dos locais e inúmeros contextos históricos. É sensacional! Perfeito para lerem na altura do Halloween (e não é uma leitura suave, se têm pesadelos facilmente não vos recomendo o livro). É muito arrepiante quando já estiveram nos locais ou estão constantemente nas mesmas zonas e lêem essas histórias. Algumas já conhecia (as de Sintra são inevitáveis, se conhecerem alguém Sintrense, acreditem, vão contar-vos todas as lendas macabras, quer queiram ou não) mas é fabuloso para lerem agarrados a uma manta e - para os corajosos - à noite com trovoada lá fora. E alguém por perto para acalmar o coraçãozinho! O livro ideal para quem adora Halloween!

Disponível na WOOK

Horrorstör

Mais uma sugestão para o Halloween. Observem a capa; não é o máximo? Eu achei o conceito fenomenal por parecer um verdadeiro catálogo do IKEA. E é precisamente onde esta história decorre - numa loja de móveis, a ORSK. Todas as manhãs a loja apresenta-se aos funcionários desarrumada ou suja e o gerente suspeita que possa estar um intruso escondido na loja. Então decide reunir uma equipa de funcionários para que o ajudem a encontrar o intruso. Mas a equipa não é, de todo, unida e rapidamente se apercebem que o que parecia ser uma intrusão indecente pode muito bem ser algo maior e mais macabro.
Horrorstör é mesmo um livro de terror. Foi o primeiro que li e confesso que é engraçado quando deixamos os filmes - que são mais típicos e mais fáceis de passar a mensagem nesta questão do terror - e passamos para os livros. Pessoalmente acho que, em livros, funciona muito melhor o terror psicológico do que o suspense ou o jump scare, mas ainda assim achei um livro perfeito para ler na altura do Halloween enquanto comia doces típicos e tinha uma Jack-o'-lantern a brilhar na janela. Se querem criar um ambiente envolvente e spooky, este é o livro indicado.

Disponível na WOOK

A Rapariga no Comboio

Também já falei sobre este livro com muito pormenor nesta publicação, mas é um thriller perfeito para lerem no Outono, num dia pesado, carregado de nuvens cinzentas. Façam o vosso chá ou café mais forte e deixem-se levar pelos mistérios, pelas personagens perturbadas e pouco confiáveis e pelo acontecimentos inesperados e suspeitos que tornam esta história tão envolvente. É um daqueles livros em que não conseguimos parar e simplesmente queremos ler mais e mais até sabermos todas as informações e confirmarmos as nossas apostas. A história faz-nos desligar por completo da realidade para entrarmos inteiramente no mundo das personagens e eu acho isso incrível.

Disponível na WOOK

Gostaram das minhas sugestões? Qual destes livros têm mais curiosidade para ler? Boas leituras!

(Ao comprares os livros através destes link da WOOK, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

12 comentários

  1. Prendeste-me com o Horrorstör! Ainda nem tinha lido o que tinhas escrito e já pensava, para com os meus botões, o quanto a capa se assemelhava com um catálogo do ikea, achei um máximo! Pela descrição que deste, a história parece, inicialmente, ser tão absurda que quase parece uma piada, mas acredito que meta um medo! Adoro filmes de terror (principalmente pela sua narrativa e não pelos sustos em si) mas nunca me aventurei pelos livros do género... tenho que der uma "vista de olhos" neste, parece bastante promissor e único!

    ResponderEliminar
  2. Qualquer altura é boa para se ler Harry Potter, mas concordo que encaixe na perfeição no espírito outonal, à média luz de um dia cinzento. Fiquei tão curiosa com o Histórias de Um Portugal Assombrado! Parece a leitura ideial para as noites de outono, a lembrar o Halloween :)

    ResponderEliminar
  3. Não li todos os da tua lista, mas HP será sempre a minha maior paixão e livro favorito para ler qualquer altura do ano, especialmente outono e inverno! A tua edição de Ravenclaw é muito gira, fiquei com vontade de aproveitar para comprar os livros em inglês nessas edições comemorativas.

    Também li A Rapariga do Comboio mas não gostei nem desgostei, achei só meh. Já o Hygge está na minha lista ;)

    Partindo do princípio que já leste todos os livros da tua lista, como me pareceu, deixo-te 3 sugestões que também acho perfeitas para esta altura do ano: The Night Circus, The Raven Boys (este é o primeiro livro de um conjunto de 4) e Caraval (este último ainda não li mas tem tido críticas muito boas).

    ResponderEliminar
  4. Tenho estado a namorar essa edição especial do Harry Potter desde que saiu e não me consigo decidir quanto à cor, porque todas elas são maravilhosas! Mas também fiquei com a pulga atrás da orelha relativamente a esse "Portugal Assombrado". Nunca ouvi falar, mas parece ser muito interessante, sobretudo porque o Halloween se está a aproximar.

    ResponderEliminar
  5. Só não li o quarto livro (fiquei curiosa) mas os restantes já li e encaixam-se na perfeição nesta categoria ;)

    ResponderEliminar
  6. Por acaso, partilho um plano contigo que é ler a minha edição comemorativa de Harry Potter para o Halloween este ano :) Eu faço sempre uma maratona de Harry Potter (normalmente constituí ler os livros todos de seguida) no final de Julho, no Halloween ou no Natal. Não sendo a maior fã de livros ou filmes de terror gosto sempre de outro género de sugestões para esta época e o livro do Hygge entrou nesta lista... Nunca li a Rapariga no Comboio mas gostei do Escrito na Água portanto vou ponderar esse :) Boas sugestões :)

    Beijinhos

    Buongiorno Principessa - https://miasteixeirapinto.wixsite.com/buongiorno

    ResponderEliminar
  7. Adorei as sugestões :). Também quero adquirir a edição especial do Harry Potter, mas para os Hufflepuffs. Adorei esse livro ao estilo de catálogo de IKEA, está mesmo muito engraçado xD.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  8. Das sugestões, já li o Hygge e A Rapariga no Comboio. Fiquei mesmo muito curiosa com o Histórias de um Portugal Assombrado, principalmente por mencionares que existem histórias sobre Braga :)

    ResponderEliminar
  9. Adorei o das lendas e histórias de terror de Portugal. Tenho que comprar esse :)

    ResponderEliminar
  10. Já li "A Rapariga no Comboio" e confesso que quero muito ler "O Livro do Hygge" e "Histórias de um Portugal assombrado". Obrigada pelas sugestões, Inês. :)
    Beijinho grande.

    http://nepheshing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Se gostei das sugestões? Adorei, Inês!
    Um da lista que estou para ler há imenso tempo é o "A rapariga no comboio", basicamente desde que saiu. O alarido foi e continua a ser tanto, que é impossível não nos sentirmos contagiados. Ainda para mais, vi o filme antes e, ao contrário do que julgava, senti-me ainda mais inclinada a explorar os detalhes via livro! :p
    Também fiquei intrigada com as sugestões alusivas ao Halloween! *0* Em compensação, tenho por aqui o "It", de Stephen King, e mal posso esperar para finalmente me sentar e começar a ler! Eheh.

    Beijinhos,
    novo blogue: "IMPERIUM"

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.