Christmas Bucketlist, 2023


A minha lista preferida – os planos de dezembro. Os mais encantadores e especiais, que têm um toque de nostalgia e tradição. Passei os últimos Natais a meio-gás – gosto muito desta época, mas nem sempre me senti no espírito, nos últimos anos, e não me cobrei por isso -, mas, este ano, sinto-me em total plenitude com a época e quero celebrar a rigor! 

A minha primeira viagem de Natal 
Arrancar esta lista sabendo que, à data em que sair, já foi cumprido o primeiro desejo: a minha primeira viagem de Natal. 

Nunca viajei em dezembro e sempre tive muita curiosidade com a forma como o resto do mundo celebra o Natal. Encontrámos em Bordeaux uma oportunidade de levar os miúdos e oferecer-lhes esse presente de Natal e estou desejosa por conhecer melhor este destino e por sentir o espírito natalício noutra língua, noutra cultura. 

Ir ao cinema 
Não sendo cinéfila, encontro no cinema uma estranha forma de paz, onde sou obrigada a estar completamente focada na história que se está a desenrolar no ecrã e nunca adormeço – especialmente graças às pipocas. Este mês, tenho imensos filmes debaixo d’olho: Napoleão, Wonka, O Rapaz e a Garça (…) estou curiosa com todos! 

Assistir a um bailado 
Se me acompanham há alguns anos, sabem que tenho a tradição de ir com a minha avó assistir a um espetáculo. Geralmente, escolhemos um bailado – partilhamos do mesmo fascínio -, mas também já fomos assistir a concertos de Natal, por exemplo. 

Este ano, vamos assistir a La Sylphide pela Companhia Nacional de Bailado e estou muito entusiasmada. Giselle é o meu bailado favorito (ou um dos!) e é um grande descendente de La Sylphide, por isso, as expectativas estão altas! 

Enviar os meus postais de Natal 
Se também me acompanham há alguns anos, talvez se recordem que eu escrevia postais de Natal para as minhas pessoas. É uma das minhas tradições preferidas e que anseio por fazer mais do que qualquer presente – deixar uma mensagem personalizada e especial, que não se replica para todos num telemóvel. 

Os últimos anos não foram fáceis de conciliar esta tradição que tanto gosto, mas este ano estou totalmente empenhada em fazer acontecer. Os postais já estão escolhidos e só preciso de uma tarde sossegada e de um chá quentinho para arrancar. 

O passeio das luzes 
O Natal (também) é isto: agasalhar bem e sair para a rua com uma bebida quente e ver as nossas cidades vestidas de luz. Ouvir as colunas com música, espreitar as banquinhas artesanais, admirar a árvore com o mesmo espanto e encanto de quando era criança. No regresso, comprar sempre o Bolo Rainha de Chocolate do Pãozinho da Avenida – confiem em mim nesta sugestão, se são do Oeste. 

Casa da avó 
Dezembro faz-se de muitas tradições e uma delas é saber que o dia 24 começa na casa da minha avó. Sou a primeira a chegar – embora o João tenha lido a bucketlist do ano passado e tenha chegado 5 minutos depois ‘para não ser difamado’ e reservamos a manhã para cozinharmos juntos com ela todos os protagonistas que irão figurar a mesa na consoada. Os cheiros misturam-se: a canela paira no ar, o vapor do cozido a serpentear, as raspas da laranja a perfumar a cozinha e há sempre uma pitada de cravinho perdida nos aromas. Somos supervisionados pela Luna durante todo o processo – que depois exige uma sesta no nosso colo no sofá, depois de todos os preparativos. 

Para o almoço, nunca falha: uma pizza. Pouco natalícia, mas dá uma folga aos chefs e aos tachos. 

Desacelerar 
No ano passado iniciei uma ideia que quero replicar para todos os finais de ano: preparar todo o trabalho digital necessário para, a partir de uma determinada data, desligar completamente. Reservo esses dias para puro descanso e para fazer apenas aquilo que me apetece, sem culpa. E, este ano, quero repousar, quero abrir os meus puzzles, ler à lareira, alinhar em convites espontâneos e refletir sobre o ano que passou. Senti que foi o recarregar de energias que precisava para encarar 2023 com tanta motivação e, agora, vou repetir a fórmula para entrar com o mesmo vigor em 2024. 

O nosso Natal 
O meu Natal de 2023 não vai terminar em dezembro. Estar numa relação à distância tem os seus desafios, um deles lidar com a ausência em momentos especiais. Combinámos que, no nosso reencontro, celebraríamos o Natal juntos. Já temos os presentes, o menu e o programa de festas. O Natal é mesmo quando um casal quiser (e precisar).

1 comentário

  1. Que tudo isso se concretize da melhor forma e seja inesquecível! Um bom mês de Dezembro. Beijinho 🤍

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.