O Meu Ano de Repouso e Relaxamento


Terminei este livro há três meses e, até agora, não sei se consigo concretizar se gostei ou não. Mas não posso deixar de falar - ou refletir - sobre O Meu Ano de Repouso e Relaxamento

Esta história arranca no início dos anos 2000 com uma protagonista que tem um objetivo muito claro: passar um ano da sua vida a dormir. Não vou negar, ler esta premissa fez-me pensar ‘quem nunca?’, com um certo sorriso jocoso no rosto, mas a verdade é que efetivamente a personagem – que nunca chegamos a descobrir o nome – faz de tudo para se manter o maior período de tempo possível a dormir, com a esperança de que esse interregno controlado na sua vida possa fazer uma tabula rasa à sua vida. 

Devo começar por dizer que este é um daqueles livros em que se tem de estar na fase e disposição certas para ler. A história é muito melancólica, há um padrão consistente de drogas, manipulação médica e episódios delirantes, já para não falar da própria personagem, que é altamente questionável. Ao longo dos capítulos, vamos acompanhando o seu desinteresse pelo mundo e pelas pessoas que a estimam (ou não?), e é difícil afeiçoarmo-nos à personagem, mesmo quando finalmente compreendemos os motivos que a levam a fazer o que faz. 

Talvez por isto mesmo não saiba, ainda, o que achei deste livro, concretamente. Não foi uma leitura arrebatadora – há capítulos que, na minha opinião, se prolongam demasiado, episódios de romantização de transtornos do comportamento alimentar, uma conveniência brutal de privilégio para que esta história possa desenvolver-se da forma intencionada e, em geral, relatos verdadeiramente desconfortáveis. Não é, de todo, uma leitura apaziguante. 

Por outro lado, não acredito que uma leitura estilo 3 estrelas ofereça isto. Esta inquietação, este desconforto, esta frustração e até nojo que saltavam das palavras e me obrigavam a não ler isto à noite. Tal só é possível com uma obra que não nos deixa indiferentes, mesmo quando não gostamos dela. 

Talvez tenha sido bom externalizar a minha opinião sobre este livro fora da minha cabeça porque acho que cheguei à conclusão: é um livro marcante e eu não gostei dele. Julgo que, se lerem O Meu Ano de Repouso e Relaxamento, vão perceber o que quero dizer (mas escolham uma boa fase).

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliada.

2 comentários

  1. É o género de livro que me faz questionar se iria conseguir terminar de ler.

    ResponderEliminar
  2. Livros que nos deixam desconfortáveis?? Sim, mas depende 🤣 pelo que descreves, não seria o meu tipo de livro inquietante... Por isso, obrigada pela partilha!

    Beijocas,
    Lyne, Imperium Blog

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.