Picadilly Circus


Londres está recheada de lugares icónicos, e Picadilly Circus é um deles – e de paragem obrigatória num primeiro roteiro. Sendo um dos cruzamentos mais icónicos do mundo, é muitas vezes equiparada a Times Square na sua versão mais pequenina (e europeia!). 

Picadilly Circus tem, na verdade, uma história caricata. Sabiam que o seu nome nasceu por causa… de um acessório de moda? Sim! O nome Picadilly deriva da palavra Piccadil, que era uma gola do séc. XVII – muito popular, cheia de folhos! Roger Baker era o alfaiate mais aclamado pela nobreza para criar estas golas e, aparentemente, vivia nesta zona, acabando mesmo por a batizar. Já ‘Circus’ era relativo à rotunda que estava presente nesta zona, antes de ser removida e de se tornar num cruzamento. 

Embora Picadilly Circus seja uma mistura improvável e interessante de arquitetura secular, referências vitorianas e muita (muita!) publicidade, a verdade é que é uma zona bem pequenina, rápida de se ver e que pode estar incluída no andamento de qualquer roteiro. Acho-a bonita tanto de dia como de noite – embora, de noite tenha a verdadeira magia dos ecrãs publicitários, com as luzes a competir por atenção. 

 A publicidade começou a fazer parte do ADN desta zona a partir de 1900, com a publicidade da Coca-Cola presente desde meados dos anos 50 até aos dias de hoje – é a publicidade mais antiga que vão encontrar em Picadilly. Para entusiastas do marketing, é um fenómeno interessante, já que cada segundo naqueles ecrãs está avaliado na ordem dos milhões – o que não é de espantar: estima-se que 100 milhões de turistas passem por Picadilly todos os anos. 

E embora seja hipnotizante ver toda a cacofonia de publicidades num só lugar, vale a pena desviar a atenção para a estátua de Anteros, cheia de curiosidades interessantes, a começar pelo erro de identidade: a estátua foi criada à imagem do Deus grego Anteros, mas a população interpreta como a Estátua de Eros – e é assim que a vão encontrar em muitos guias de viagem e até em tours. É também feita de alumínio, um material que não era muito comum neste tipo de obra, principalmente na Era Vitoriana (quando foi criada). Foi retirada de Picadilly durante a II Guerra Mundial para que pudesse ser protegida contra os ataques da Alemanha e apenas regressou ao seu lugar em 1948. 

Picadilly Circus é o ícone de Londres que merece umas bonitas fotos de postal, olhos atentos aos carteiristas e o saborear da Pop London – uma das minhas culturas populares preferidas.

1 comentário

  1. Outro sítio para a lista de quando for a Londres...O que vale é que tenho sempre aqui os teus roteiros e conselhos para me orientar. 😃

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.