Crying In H Mart


Crying in H Mart foi, provavelmente, a leitura que mais me surpreendeu em 2022. As críticas foram estrondosas e as reviews absolutamente positivas, mas mesmo assim consegui sair surpreendentemente encantada com este memoir de Michelle Zauner, vocalista dos Japanese Breakfast. 

Considerado um dos melhores lançamentos de 2021, Crying in H Mart é um relato puro e muito sensorial sobre o luto de Michelle Zauner pela perda da mãe. Numa mistura e conflito de sentimentos que inclui saudade e frustração, Michelle encontra conforto, sentido de identidade e um pouco do colo da mãe através da comida e dos pratos que sempre fizeram parte da sua herança cultural, do seu crescimento e da sua ligação com a mãe. 

Esta é uma história que nos transporta não só entre receitas e pratos – que nos fazem querer correr até ao restaurante coreano mais próximo e experimentar -, mas também pelo passado da autora e de como a sua relação com os pais foi-se transformando e moldando ao longo do seu crescimento. 

Uma das coisas que mais gostei desta leitura foi ler a experiência da autora enquanto filha única. É um caso raro – pelo menos, nas minhas leituras – encontrar este tipo de testemunhos e, principalmente, um que não caia nos estereótipos. Identifiquei-me em vários momentos com passagens da autora enquanto assimilava a realidade de se ser filho único – que não, não é ser ‘mimado’ e individualista. Há tanto mais e Michelle Zauner pega-nos pela mão e leva-nos nesta viagem. 

Crying in H Mart não é apenas um livro sobre luto e comida. É um livro sobre morte – a morte a sério, a que assusta, a que não é bonita, a que envolve ser cuidador e fazer do inenarrável uma realidade -, sobre crescimento, sobre não ter tudo decidido aos 20 anos, sobre expectativa e desilusão, lealdade, perdão, parentalidade e, acima de tudo, transparência. Porque é isto que eu acho que faz com que, mesmo que não tenhamos conhecido antes a Michelle e a sua mãe, sintamos carinho, revolta, saudade e melancolia com elas: a transparência com que a autora fala sobre essa fatia da sua vida, com tudo de bom, com tudo de mau, com detalhes e realidade. É uma daquelas leituras em que terminamos e só podemos pensar ‘que livro bom’.


WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliada.

2 comentários

  1. Não conhecia essa história, fiquei muito curiosa para saber mais sobre a bagagem histórica da personagem e com certeza ver e conhecer as comidas também.
    Dica de leitura anotada.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia mas parece uma leitura interessante.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.