The Playlist


De todos os planos, serviços e plataformas que existem ao dispor, acho que não sou tão apreciadora de nenhuma como sou do Spotify. Sendo uma ávida consumidora de música e tendo a vida toda andado de leitor de cassete (sim!), discman e milhares de músicas no MP3 atrás, a ideia de existir uma plataforma de streaming onde podia ouvir toda a música que me apetecesse sem pagar foi tão surpreendente que ainda me lembro do momento em que mo contaram (em 2012, no metro, e depois de eu ter confirmado uma centena de vezes se não estavam a falar de pirataria). 

Pela sua origem tão inovadora e original – nada comparável ao que aconteceu com outras start-ups e negócios – descobrir que existia uma minissérie acerca do nascimento do Spotify e com elenco sueco deixou-me totalmente convencida a assistir. 

The Playlist é composta por 6 episódios, cada um deles dedicado a contar a história do Spotify a partir da perspetiva de vários elementos fundamentais para o nascimento da plataforma. Desde o seu fundador, à artista, acompanhamos os desafios de fazer nascer uma ideia destas em pleno arranque do potencial da Internet e numa altura em que a indústria musical estava a passar pelo mais difícil momento da sua história, com a chegada dos websites pirata. 

Além de The Playlist ser contado de uma forma dinâmica, que entretém e envolve nas medidas certas, aquilo que acho mais interessante é que reproduz, de facto, o que acontece quando várias pessoas fazem nascer um projeto de sucesso: cada uma tem a sua visão influenciada daquilo que aconteceu e uma interpretação da história. Vão reparar que existem vários momentos que se repetem em alguns episódios, mas os diálogos, o conteúdo das conversas ou o tom não são exatamente os mesmos – porque a realidade é mesmo esta, uma mistura de testemunhos onde nenhum é 100% real. Esse toque subtil fez-me gostar ainda mais desta produção. 

Sem passar paninhos quentes a momentos duros e reais que esta plataforma tem encarado ao longo dos anos, The Playlist é a aposta certa para quem também gosta deste serviço de streaming e de descobrir não só como é que as ideias nascem, mas também como é que a ideias deixam de ser só ideias.

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.