Lumie Spark 100


Sinto que a minha higiene do sono está praticamente aprimorada e, quando tudo o resto não se alinha tão bem, pelo menos, o momento de ir dormir não é um fator de stress. Já tinha na minha rotina um cobertor pesado (do qual não abdico por nada!) e um som de despertador suave (o som da chuva), mas juntei, recentemente, mais um elemento: um sunrise alarm

Já tinha lido várias reviews e feedback positivo, mas o carimbo de qualidade foi decisivo com O Teu Mal é Sono. Um sunrise alarm é um despertador que vai acendendo uma luz que aumenta em intensidade até nos acordar. A ideia é mimetizar o efeito do nascer do sol e permitir-nos um despertar natural e sem o sobressalto do som dos alarmes (que – aprendi com elas – não é muito benéfico termos micro-sustos cardíacos logo pela manhã, todos os dias, com o som dos alarmes). 

Há vários despertadores com este modo no mercado, uns com mais funcionalidades, outros mais amigos da carteira, mas depois de todas as reviews que li e da minha própria experiência, a minha escolha foi para o Lumie Spark 100 por alguns pontos-chave: a superfície luminosa é baça, não é brilhante (uma preferência pessoal), tinha ótimas reviews de durabilidade e eficácia e a luz mais intensa é realmente forte para me despertar e para eu conseguir usar como candeeiro de leitura. Existem despertadores com muito mais funcionalidades do que este – alguns têm rádio, coluna Bluetooth, vários sons de alarme suaves (…) – mas havia uma review quase transversal na maioria desses despertadores: que não tinha uma luz final suficientemente intensa para despertar ou para conseguir ler na cama. 

Incorporar um sunrise alarm na rotina foi simples e sem grandes mudanças: programei a hora a que quero ser despertada (e é nessa hora em ponto que a luz do despertador estará mais intensa). Meia hora antes, a luz vai ganhando intensidade até chegar ao nível final, tal como o nascer do Sol. Desde que tenho o despertador, tenho acordado sempre com a luz, sem necessidade de alarme, mas é importante salientar que eu não tinha hábito de fazer snooze. Por precaução, tenho sempre o meu alarme da chuva ativado para 30 min. depois da hora que programei no despertador, mas, até agora, nunca mais precisei dele. 

Outra programação que adoro nestes despertadores é o sunset timer. Seguindo a lógica inversa, quando me vou deitar, ativo o modo sunset e a luz vai diminuindo a intensidade até apagar. Como a luz é suficientemente forte para servir de candeeiro, uso como luz de leitura e, à medida que a luz vai diminuindo, vou sentindo sono. Estes métodos de despertar e adormecer funcionam também graças à nossa melatonina, que é estimulada ou interrompida conforme os níveis de luz (a melatonina é a conhecida hormona do sono). 

Estou mesmo satisfeita com este despertador, principalmente porque, como já sabem, eu gosto de despertares lentos, e de começar a manhã com calma. Eliminar qualquer som de manhã e simplesmente ser recebida com luz tem feito diferença na minha disposição, confesso. A par do meu cobertor, temos sido bons companheiros de rotina e já estranho quando tenho de dormir em outros lugares e necessito de recorrer ao som de alarme. O design é minimalista e moderno, encaixando perfeitamente no meu quarto. Não coloco as minhas mãos no fogo para a eficácia dos outros despertadores, mas achei que o Lumie acertou em cheio nas expectativas.

2 comentários

  1. Que boa ideia. Adorei e é muito bonito

    ResponderEliminar
  2. *som de assobio*
    Isto parece incrível! Ultimamente tenho tido o meu sono muito sujo. Preciso de o higienizar ASAP!! Não que vá já comprar um gadget destes....mas gostei do conceito! Por dormir com os estores ligeiramente abertos, compreendo a questão da influência da luz no despertar, no entanto, não chega a ser tão intenso quanto ter uma fonte de luz mesmo ali ao lado 😱 vou pensar no assunto com amor. Muito obrigada pela sugestão! ❤️‍🔥
    Beijo grande,
    Lyne, Imperium Blog

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.