PASSAPORTE | Dicas e Factos Sobre Berlim I


Museus | Berlim é, sem dúvida, um destino rico em cultura para todos os gostos! A oferta é de tal forma extensa que se estima que existam cerca de 180 museus para visitar, desde arte, à história. Difícil será decidir quais visitar! 


Photoautomat | Berlim é conhecida como a ‘capital do photoautomat’, já que existem dezenas de photobooths espalhados pela cidade – e (quase) todos eles funcionam! Existe, inclusivamente, um site com a lista de todos os photoautomat disponíveis e as respetivas moradas. Se gostam deste tipo de fotografia, não podem perder a oportunidade (é, na minha opinião, um dos souvenirs mais giros)! 

Berlim Oriental e Berlim Ocidental | Não é possível visitar Berlim e observar o seu património sem também ver, espelhado, a história que a dividiu. Durante a Guerra Fria, a Alemanha foi dividida em dois estados: República Democrática Alemã, que ocupou o território da Alemanha Oriental e pertencia ao setor soviético, e a República Federal Alemã que, por sua vez, ocupou o território da Alemanha Ocidental e pertencia à aliança dos Estados Unidos, França e Reino Unido. O Muro de Berlim acabou por ser edificado para marcar esta separação de territórios e as diferenças eram visíveis e discrepantes. Em Berlim, esse passado torna-se visível através do que resta da arquitetura, mas também da organização social. Ainda hoje, a Berlim Oriental é mais conhecida por abrigar classes baixas e com menos poder socioeconómico. 


Planear | Não tive falta de aviso, mas uma das coisas que mais me surpreendeu em Berlim foi a sua dimensão: Berlim é uma cidade enorme, 9 vezes maior que Paris e quase do mesmo tamanho que Londres. É fundamental planear a viagem por zonas para garantir que não perdem muito tempo entre deslocações – e o recurso a transportes ou bicicletas será fundamental, uma vez que, mesmo plana, seriam muitos km a pé para percorrer entre pontos turísticos. 

Canais | Embora Veneza e Amsterdão tenham a fama e o proveito pela sua extensão de canais, Berlim tem mais de 180km compostos por canais de água (mais do que as duas cidades acima combinadas). 


Party... hard | Se gostam de uma boa vida noturna, Berlim é o destino ideal e com muita cultura noturna, desde a maior discoteca da Europa, às raves de 72 horas. Claro que, com ritmos e festas aceleradas, existe também o reverso da moeda: o consumo de droga é bastante elevado – quase glorificado – e, se do lado inócuo, é apenas mais uma forma recreativa de festejar e de cometer alguns excessos colaterais, por outro, não foram poucas as vezes em que nos cruzámos com vítimas de toxicodependência em situações de risco para si próprios e para os outros. Não é um lado particularmente bonito de uma cidade que é incrivelmente desinibida (com tudo de bom e de mau que isso acarreta).

E assim apertamos os cintos para mais uma descolagem. O destino? Berlim. Vamos lá conhecer esta cidade cheia de carisma!

1 comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.