segunda-feira, 18 de julho de 2022

LIVROS | Cá Dentro


Há fascínios que nunca vão desaparecer e eu sei que a minha curiosidade com o cérebro é um deles. Cruzei-me pela primeira vez com o Cá Dentro quando procurava um livro infantil para oferecer e, embora este seja um livro alinhado para os pequenos leitores, Cá Dentro torna-se numa grande surpresa para os adultos. 

Da autoria de Isabel Minhós Martins e de Maria Manuel Pedrosa, ambas oferecem uma viagem elucidativa, rica e acessível acerca do misterioso cérebro, desde as suas particularidades mais incríveis, aos temas mais abstratos, como a criatividade ou a consciência. Todos os textos são suportados com uma bibliografia robusta, mas folheamos entre as páginas movidos pela curiosidade e pela narrativa simples, sem chavões e com muitos dos termos e conceitos desconstruídos para que as crianças possam compreender mais sobre a mente – e os adultos também. 

Claro que a delícia deste livro é aprimorada pelas ilustrações adoráveis da Madalena Matoso, que elevam o livro através do seu traço simples, mas artístico, fazendo do próprio livro uma obra de arte. 

Cá Dentro predispõem-se a ser um ‘guia para descobrir o cérebro’ e cumpre-o na perfeição. Há algum tempo que acho que certos temas como este deveriam estar em contacto com as crianças mais cedo e fora do contexto escolar – porque é assim que nasce a curiosidade, mas também a exposição a temas importantes, como é o caso das emoções, fobias, espectros do autismo (…) – e este livro parece-me ser uma boa aposta para mergulharmos num tema científico que não tem de ser um bicho-papão. 

Muito recomendado para os pequenos leitores curiosos desse lado – e para ser lido ao lado dos pais, que também têm muito a aprender.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliada.

2 comentários:

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)