LIVROS | Cá Dentro


Há fascínios que nunca vão desaparecer e eu sei que a minha curiosidade com o cérebro é um deles. Cruzei-me pela primeira vez com o Cá Dentro quando procurava um livro infantil para oferecer e, embora este seja um livro alinhado para os pequenos leitores, Cá Dentro torna-se numa grande surpresa para os adultos. 

Da autoria de Isabel Minhós Martins e de Maria Manuel Pedrosa, ambas oferecem uma viagem elucidativa, rica e acessível acerca do misterioso cérebro, desde as suas particularidades mais incríveis, aos temas mais abstratos, como a criatividade ou a consciência. Todos os textos são suportados com uma bibliografia robusta, mas folheamos entre as páginas movidos pela curiosidade e pela narrativa simples, sem chavões e com muitos dos termos e conceitos desconstruídos para que as crianças possam compreender mais sobre a mente – e os adultos também. 

Claro que a delícia deste livro é aprimorada pelas ilustrações adoráveis da Madalena Matoso, que elevam o livro através do seu traço simples, mas artístico, fazendo do próprio livro uma obra de arte. 

Cá Dentro predispõem-se a ser um ‘guia para descobrir o cérebro’ e cumpre-o na perfeição. Há algum tempo que acho que certos temas como este deveriam estar em contacto com as crianças mais cedo e fora do contexto escolar – porque é assim que nasce a curiosidade, mas também a exposição a temas importantes, como é o caso das emoções, fobias, espectros do autismo (…) – e este livro parece-me ser uma boa aposta para mergulharmos num tema científico que não tem de ser um bicho-papão. 

Muito recomendado para os pequenos leitores curiosos desse lado – e para ser lido ao lado dos pais, que também têm muito a aprender.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliada.

3 comentários

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.