LIVROS | Cain's Jawbone


É impressionante o impacto que uma rede social tem para reavivar um desafio praticamente enterrado nos anos 30! Cain’s Jawbone não é um livro de detetives qualquer; foi publicado em 1934 por um famoso criador de palavras cruzadas, Edward Powys Mathers – mais conhecido como Torquemada

A premissa do desafio, à partida, parece simples: a única verdade que sabemos sobre toda a história de Cain’s Jawbone é que existem 6 vítimas de homicídio. O livro só contém 100 páginas, no entanto, todas estão desordenadas. O nosso objetivo é ler o livro e reordenar as páginas para que a história faça sentido, consigamos desvendar respostas ou confirmar suspeitas. Nada mais é revelado. 

O livro desafia-nos a encontrar o caminho da história e o/s assassino/s das 6 vítimas com um prémio: se completarmos o formulário de contacto que está no interior do livro, respeitando todas as condições da prova, estamos habilitados a ganhar entre 250-350 libras para gastarmos na editora. A prova só está aberta até 31 de dezembro de 2022. 

Em todo o livro encontramos alertas de que este não é um puzzle-literário fácil, e são sensatos conselheiros porque, de facto, o único elemento simples deste livro é a premissa. Desde a sua publicação, só 12 pessoas concorreram com uma solução e apenas 4 estavam corretas (sendo que só um desses participantes é do nosso século, o que é um detalhe ainda mais extraordinário). As estatísticas dizem que existem milhões de combinações possíveis, mas só uma está absolutamente correta. E foi todo este mistério e sentido de desafio que despertou o TikTok e voltou a popularizar um livro que estava totalmente esquecido. Genial, certo? 

Estou sem quaisquer expectativas de terminar o livro em tempo útil de participar no desafio – até porque só tenho oportunidade de pegar nele nas horas de almoço ou nas horas vagas -, mas estou totalmente investida em, no tempo que for necessário, descobrir uma solução. Embora o livro seja bem curto e com uma diagramação ótima para colocarmos apontamentos e notas, demoro imenso tempo em cada página porque o inglês não é coloquial, está repleto de frases com duplo sentido, charadas e referências à literatura, mitologia e botânica. Parece-me absolutamente impossível eu concluir este desafio sem a ajuda do Google e Wikipedia

Não tenho ainda grandes recomendações para partilhar (nem grande autoridade para as fazer, para ser honesta), mas o nosso método tem sido utilizar uma parede para colocar as páginas para as quais já temos ordem e recorrer a mind maps digitais para colocar toda a informação que vamos recolhendo das páginas e personagens – é uma boa ferramenta para fazerem associações entre personagens, editarem e é colaborativa, o grupo inteiro trabalha no mesmo lugar!

Se se sentem corajosos e o Cluedo for um dos vossos jogos preferidos, talvez valha a pena tentar o desafio!

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliada.

1 comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.